5 Previsões tecnológicas para o próximo século

0

A cada ano, especialistas e visionários se arriscam a fazer previsões tecnológicas. O que podemos esperar da tecnologia no próximo século? Os robôs vão fazer parte da nossa realidade?

É fato que a tendência da tecnologia é se desenvolver cada vez mais e isso se aplica a diversas áreas. Esses estudos têm por objetivo facilitar e trazer comodidade ao nosso dia-a-dia.

Confira 5 previsões tecnológicas para o próximo século.

1. Carros autônomos

Atualmente, muitos automóveis já possuem computadores que monitoram as atividades, como telas sensíveis ao toque e sensores que ajudam na hora de fazer manobras.

Entretanto, no futuro espera-se que os automóveis sejam inteligentes o suficiente para garantir a fluidez do trânsito. Com isso, será o fim dos engarrafamentos e de acidentes no trânsito.

Isso será possível, pois os automóveis vão estar conectados por uma grande rede, o que vai permitir que os veículos se comuniquem um com os outros, tornando a ação humana pouco necessária.

O Google já está trabalhando em protótipos de carros funcionais, mas ainda falta muito para o desenvolvimento de carros que não precisem da interferência humana se tornar realidade.

2. Casas inteligentes vão ser uma realidade

Com o desenvolvimento da tecnologia, a tendência é que nossas casas cada vez mais se integrem com os aparelhos eletroeletrônicos, podendo até mesmo tomar decisões para facilitar a vida dos moradores.

Um exemplo seria a presença de sensores que detectam quando os moradores chegam e ajusta o ar-condicionado.

Na casa do futuro, é provável que os aparelhos funcionem de forma autônoma. Assim, não será mais preciso desligar a TV, pois vai haver uma tecnologia que vai detectar quando a pessoa não estiver mais assistindo. Incrível, não é mesmo?

3. Todo o conhecimento do mundo na palma das mãos

Das previsões tecnológicas que podemos fazer talvez esta seja a mais acertada, pois já está se tornando realidade.

Já temos muito conhecimento que pode ser acessado de forma digital, mas no futuro é provável que todas as obras vão poder ser acessadas na internet.

O Google já conseguiu transferir milhões de obras para o computador, mas ainda faltam mais de 110 milhões de livros, de acordo com uma pesquisa feita pelo site Popular Mechanics.

Esta acessibilidade vai facilitar a democratização do conhecimento.

4. A computação irá se desenvolver em proporções inimagináveis

No próximo século, a previsão é que as tecnologias digitais irão crescer em proporções astronômicas. Os softwares, aplicativos e jogos vão se desenvolver cada vez mais a partir da realidade virtual, levando os indivíduos a interagir com realidades temporais.

Já podemos notar que os supercomputadores estão alcançando um nível de inteligência bastante próximo ao dos seres humanos.

Se no passado os computadores eram enormes, no futuro a tendência é que as máquinas caibam em cubos de somente 1 cm³, medida bastante inferior da que temos hoje.

5. Smartphones e tablets ultrafinos

Você se lembra como os celulares eram há cerca de duas décadas? Certamente muita coisa mudou não só nos utilitários, mas também em relação à aparência.

A aposta é que no futuro, os smartphones e tablets tenham tecnologias que vão reduzir ainda mais a espessura e peso e também que poderão ser flexíveis.

Esses gadgets serão tão compactos que poderão ser até mesmo levados na carteira.

O que vai permitir esse avanço é a nanotecnologia, que vai possibilitar a construção de chips cada vez menores, que vão poder ser colocados em gadgets com a espessura de uma folha de papel.

Deixe Um Comentário