5 projetos de florestas futuristas

0

Devido à ausência de árvores nas grandes centros urbanos do mundo, as chamadas “super árvores” ou florestas futuristas já são uma realidade.

Este tipo de projeto arquitetônico funciona como jardins verticais e tem por objetivo resgatar a biodiversidade perdida com o crescimento das grandes cidades.

Conheça 5 projetos de florestas futuristas espalhados pelo mundo:

1. Bionic Arch – Taiwan

Em Taichung, Taiwan, a preocupação ambiental fez com que em 2011 fosse lançado um concurso para projetos de arquitetura ecológicos.

O vencedor foi o arquiteto belga Vincent Callebaut, que projetou uma torre verde 100% autossuficiente com zero emissão de CO2.

A torre, de 119m, possui jardins suspensos que são integrados por toda sua fachada. Além disso, a torre também produz sua própria energia a partir de fontes alternativas, como energia eólica e solar.

2. Beirut Wonder Forest – Líbano

Seguindo o conceito das florestas futuristas, o Beirut Wonder Forest foi arquitetado com o objetivo de melhorar os níveis de oxigênio e manter o ambiente mais saudável.

A ideia é que aves de pequeno porte fiquem no topo de todos os níveis da cidade. As árvores ficariam presas por fios de aço, que impediriam a ocorrência de acidentes com ventanias.

Outro benefício das árvores seria a produção de sombra, tendo em vista que o clima no local se torna cada vez mais árido e quente.

Com a melhora do clima, haveria melhoria no que diz respeito à redução do consumo de energia nos prédios.

3. Algae Green Loop – Estados Unidos

O Algae Green Loop deve ser implantado nos edifícios no formato de espiga de milho Marina City, que estão localizados às margens do Lago Michigan, em Chicago.

O Alga Green Loop pretende preencher a fachada com algas e, dessa forma, produzir biocombustível, que seria usado para abastecer veículos e produzir energia gerada a partir dos resíduos que forem produzidos nos prédios.

Além disso, geradores eólicos e painéis solares seriam instalados no prédio. A eletricidade gerada por esta fonte de energia alternativa seria usada para fazer o abastecimento do edifício e, se caso houvesse excesso, seria comercializada para a rede elétrica.

4. Urban aviary – Estados Unidos

Os arranha-céus envidraçados são uma das principais causas de mortes de pássaros em grandes centros urbanos.

Pensando nisso, o Urban Aviary foi criado por um escritório de arquitetura de Nova Iorque com uma estrutura projetada para ser um santuário de árvores.

Esta estrutura ocuparia o Central Park e nela os pássaros poderiam construir ninhos entre os pisos que conteriam vegetações.

A ideia é produzir no interior da estrutura um mini ecossistema imitando as florestas, onde os pássaros poderiam encontrar tranquilidade.

5. Supertree Grove – Cingapura

Localizado em Marina Bay, Cingapura, este bosque futurista possui 12 super árvores com altura entre 15 e 50 metros, o que equivalente a um prédio de 16 andares.

O bosque fica dentro do Gardens by the Bay, um complexo que inclui floresta tropical, estufa repleta de flores, além de bares e restaurantes.

Essas estruturas possuem núcleo de concreto e sua cobertura de aço possui substrato próprio para plantações, formando uma “casca viva”. Esta casca é formada por flores e plantas originárias de países, como Equador, Panamá e Brasil.

São mais 163 mil plantas de mais de 200 espécies, como bromélias, orquídeas, trepadeiras e samambaias. O complexo já saiu do papel e foi construído em 2006.

Deixe Um Comentário