5 projetos de transportes do futuro

0

Carros voadores? Tele transporte? Como serão os transportes do futuro?

Há protótipos de transportes que prometem ser uma solução para o trânsito e também para diminuir distâncias.

Conheça 5 projetos de transportes do futuro:

1. SkyTran

Já imaginou um transporte público que seja no céu? É essa a ideia do SkyTran.

Como Tel Aviv, em Israel, é uma cidade com problemas de tráfego, a solução seria um transporte público magnético que se morra pelos céus.

O esperado é que o SkyTran percorra uma faixa de metal localizada a seis metros do solo. Como o transporte irá usar a tecnologia magnética, ele vai flutuar quase sem atrito.

Este transporte futurístico poderá atingir até 240 km/h, mas vai começar rodando mais lento até que os passageiros se acostumem.

O bilhete para o SkyTran vai custar um pouco mais que o ônibus, mas menos que uma corrida de táxi.

2. Scarab

O Scarab é semelhante a uma moto, mas com a diferença de ser um veículo fechado e com um espaço muito pequeno para colocar bagagem.

O veículo tem quatro rodas e pode ser dirigido manualmente. Mas, ele também é capaz de andar sozinho e, a depender do percurso, ele se inclina em duas rodas para estacionar de forma mais fácil.

O Scarab poderá ser alimentado por biocombustível, baterias ou célula de combustível. Ele também vai poder ser facilmente desmontado.

O projeto foi criado como uma solução de transporte composto por veículos com estrutura adaptável e sustentável.

3. Velo-city

Imagine poder andar de bicicleta, mas em alta velocidade? Em Toronto, no Canadá, há planos para a construção de um sistema de trânsito em alta velocidade, livre de poluição e silencioso.

A ideia é construir um tubo em que seriam colocadas três faixas elevadas para bicicletas separadas por direção. Dessa forma, será permitida uma circulação de ar, que pode fazer com que os ciclistas atinjam velocidade de até 50 km/h.

Este modelo de ciclovia também seria ideal quando as temperaturas tiverem baixas, pois o tubo ia proteger os ciclistas de chuva e vento.

Este projeto foi arquivado por falta de financiamento, mas continua sendo uma ideia de transporte futurista.

4. Carro radioativo

Há pesquisas para construir um motor de carro que seja alimentado somente por um pedaço de tório, que é um material radioativo.

O motor iria funcionar a partir da concentração do calor emitido pelo tório e esse calor seria usado para transformar água em vapor, fazendo girar uma série de micro turbinas e gerando eletricidade.

O tório é um metal denso, sendo necessário somente oito para alimentar um carro por mais de 100 anos.

Esta seria uma ótima alternativa para os combustíveis derivados do petróleo, tendo em vista que a tendência é que este tipo de combustível esgote no futuro.

5. Hyperloop

O Hyperloop é um serviço de transporte elaborado por Elon Musk (fundador da Tesla Motors, da SpaceX e do PayPal) que faria a travessia de São Francisco a Los Angeles, que é uma distância de mais de 600 km, em somente 35 minutos.

A ideia é que o Hyperloop seja um tubo de aço elevado onde cápsulas de alumínio viajariam por velocidades de mais de 1.200 km/h, transportando não só pessoas como carros também. O transporte seria todo alimentado por energia solar.

O grande empecilho para o desenvolvimento do Hyperloop seria o alto valor. De acordo com o idealizado da ideia seria preciso pelo menos 70 bilhões de dólares só para começar o sistema.

Contudo, o plano continua em ação e promete ser uma das melhores soluções para transportes do futuro.

Deixe Um Comentário