5 robôs criados para facilitar a vida dos humanos

0

Se até bem pouco tempo atrás os robôs só eram imaginados em filmes de ficção científica, atualmente eles já são realidade e a cada dia estão mais inteligentes e desenvolvidos.

De certa forma, isso é preocupante, pois a tendência é que os humanos passem a ser substituídos por robôs em diversos campos de trabalho.

A seguir, confira cinco tipos de robôs que foram construídos para ajudar e facilitar a vida dos humanos.

1. Robô mordomo

Os pesquisadores e cientistas da Cornell University e Ashutosh Saxena criaram um robô para atuar como mordomo.

Essa máquina é capaz de antecipar as necessidades dos humanos sem que seja necessário qualquer comando, pois foi criado com uma tecnologia que lhe permite prever aquilo que os humanos precisam.

O robô mordomo pode servir as refeições e executar diversos tipos de tarefas de casa. Ele também aprende com seus erros e busca melhorar constantemente.

O robô possui uma base de dados com mais de 120 vídeos que o ajudam a entender o movimento do usuário e a tomar uma decisão. Além disso, a máquina é composta por uma série de algoritmos complexos que detectam uma ação e relacionam com uma reação.

2. Robô para fazer companhia

O PaPero é um robô construído para entreter e proporcionar bem-estar aos idosos. Ele dança, faz mímicas, cria enigmas e até mesmo jogos.

O robô reconhece aproximadamente 200 palavras e ainda pode aprender outras novas, conforme são incorporadas novas funções à máquina.

O androide pode ser controlado pelo computador, celular e via internet. Assim, é possível emitir uma ordem a ele sem que seja preciso está ao lado.

O PaPero também permite que você o acarinha e faça cócegas, e fica muito animado por isso.

3. Robô vendedor

O Tico foi desenvolvido por duas empresas espanholas para ajudar clientes de lojas. Com ele, você não precisa procurar um vendedor para pedir ajuda.

O robô foi criado para das informações que são pré-cadastradas sobre determinado produto ou serviço.

O preço do Tico pode chegar a US$ 141 mil.

4. Robô atendente e garçom

Semelhante ao robô mordomo, o Dinsow foi criado para atender e servir humanos, contudo além da casa, o robô serve a bares e restaurantes, e também pode ser usado para as atividades domésticas.

A máquina é fruto de um projeto da CT Asia Robotics Co.,Ltd, que estava em busca de uma forma de fazer com que os robôs pudessem facilitar a vida dos humanos.

O Dinsow está sendo testado na Tailândia é capaz de memorizar os cardápios favoritos dos clientes em uma espécie de cartão de memória e levar a comida à mesa.

5. Robô para a comunicação

O VGO Robot é muito útil para solucionar problemas de comunicação, pois possui a capacidade de se comunicar por áudio e vídeo em tempo real.

Este autômato pode ajudar um médico a atender e dar o diagnóstico de pacientes à distância ou ainda fazer com que um aluno que não pode ir à aula, assista e faça atividades com os outros diretamente de casa.

O VGO Robot custa cerca de US$ 6 mil.

Deixe Um Comentário