6 fenômenos lunares que podem ser vistos da Terra

0

A Lua é o único satélite natural que pode ser visto da Terra. Por vezes, somos presenteados com belos fenômenos lunares que, de tempos em tempos, podem ser vistos no céu.

Por muito tempo, as civilizações utilizaram as fases da Lua para se orientar no tempo. Estima-se que este corpo celeste tenha se formado a aproximadamente 4,5 milhões de anos.

A Lua está em rotação sincronizada com a Terra, o que faz com que o campo gravitacional deste satélite tenha influência nos níveis das marés.

Confira 6 belos fenômenos lunares:

1. Eclipse Lunar

O Eclipse Lunar ocorre quando a Lua fica oculta total ou parcialmente pela sombra da Terra, podendo ser vista a olho nu.

Este fenômeno astronômico se dá sempre quando o Sol, a Terra e a Lua estão próximos ou com um alinhamento perfeito.

Sendo que a Terra sempre está entre o Sol e a Lua.

2. Superlua

A Superlua, também chamada de Superlua Cheia, é um fenômeno que ocorre quando a Lua chega o mais próximo possível da Terra na trajetória de sua órbita.

A explicação é que a órbita lunar, ou seja, a trajetória da Lua, é elíptica. Isso faz com a distância da Lua para a Terra varie.

Assim, no perigeu (ponto mais próximo com a Terra), se tem a impressão que a Lua está maior e com um brilho mais intenso.

3. Lua de Sangue

Também chamado de Lua Sangrenta ou Lua Vermelha é um fenômeno que ocorre a partir da junção do Eclipse Lunar e a Superlua.

Lua fica vermelha por causa de sua proximidade com a Terra, o que faz com que cores de baixa frequência, como o vermelho, seja refletido por ela.

A última Lua de Sangue ocorreu em 27 de setembro de 2015, e foi possível visualizar o fenômeno no Brasil.

O fenômeno deve se repetir novamente em 2033.

4. Eclipse Solar

O Eclipse Solar é um dos fenômenos lunares mais conhecidos. Ele ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, cobrindo a estrela brilhante aos nossos olhos.

Dessa forma, a luz do Sol fica oculta de forma total ou parcial, fazendo com que haja escuridão em algumas regiões do planeta.

5. Lua Azul

A Lua Azul ocorre quando há dois ciclos de Lua Cheia no mesmo mês.

Este fenômeno se dá em um intervalo de dois anos e meio por conta da diferença no tempo de uma Lua Cheia até a próxima, que é de 29,5 dias em relação a duração dos meses que têm de 28 a 31 dias.

Como o ciclo lunar possui uma duração menor que os meses de 30 e 31 dias, podem ocorrer dois ciclos de luas cheias no mesmo mês.

Assim, fevereiro é o único mês em que não pode ocorrer a Lua Azul, já que possui apenas 28 ou 29 dias. Este também é o mês em que pode não haver o ciclo de Lua Cheia.

6. Lua Negra

Semelhante à Lua Azul, a Lua Negra é quando ocorre uma segunda Lua Nova no mesmo mês. Este fenômeno também pode ser visto com um intervalo de dois anos e meio.

A Lua Negra não pode ser vista no céu, pois a face iluminada da Lua Nova não está voltada para a Terra.

Deixe Um Comentário