8 perguntas curiosas respondidas pela ciência

0

Há dúvidas para as quais até mesmo nos dias de hoje, com o avanço da ciência e tecnologia, é difícil encontrar respostas.

A curiosidade é uma porta para se adquirir conhecimento. Por isso, fizemos uma lista com 9 perguntas muito interessante que a ciência responde. Confira:

1. A luz do sol tem peso?

Sim. Ao contrário do que muita gente pensa, a luz solar tem peso.

A explicação é que a luz também pode ser considerada um corpo físico, onde sua massa composta de fótons.

Também por esta razão, uma área com sombra tende a pesar menos do que uma área onde haja incidência de raios solares.

A luz que é emitida pelo sol no período de um dia equivale a 3.7*10^24 kg.

2. Podemos viajar no tempo?

De acordo com a “Teoria da Relatividade”, de Albert Einstein, o tempo tende a passar mais lentamente para um corpo que viaje próximo à velocidade da luz.

Com isso, viajar no tempo é possível, mas ainda está muito longe do que vimos em filmes de ficção científica como “De volta para o futuro”, dirigido por Robert Zemeckis.

Um fato curioso é que o cosmonauta russo Sergei Krikalev conseguiu viajar para seu futuro em 0.02 segundos. Isso só foi possível, pois ele passou 803 dias, 9 horas e 39 minutos na órbita da Terra.

O cosmonauta viajou em uma velocidade de 17.500 milhas por hora, o que fez com que sofresse as ações do efeito chamado de dilatação do tempo.

3. E se todas as pessoas do mundo pulassem ao mesmo tempo?

Ao todo, há mais de 7 bilhões de pessoas vivendo na Terra. Somando-se o peso de todos nós, daria um resultado equivalente a aproximadamente 560 milhões de toneladas.

Com base na “Lei de Ação e Reação” de Isaac Newton, haveria uma reação oposta de igual intensidade do pulo conjunto. Mas, aina assim o impacto seria relativamente pequeno.

No entanto, considerando que a massa da Terra é de 5.9*10^24 kg, isso não faria muita diferença.

4. É possível calcular a resolução do olho humano?

Embora o olho humano funcione de maneira diferente a de uma lente de câmera digital, é possível determinar a sua resolução.

Quando expostos a condições de luz, nossos olhos são capazes de identificar duas linhas separadas no espaço de 0.6 arcmin. Com isso, podemos assumir que o pixel relativo ao olho humano é de 0.3 arcmin.

Dessa forma, se adotarmos para cálculo o valor de 120 graus para o campo horizontal de visão e 60 graus para o plano vertical, chegaríamos ao resultado de 576 megapixels.

5. Onde está localizado o centro do universo?

Este é um dos questionamentos mais curiosos da ciência. No entanto, não há um lugar específico para ser chamado de centro do universo. Ao invés disso, o centro do universo está em toda parte.

O universo teve origem a partir do “Big Bang”, uma explosão que ocorreu a aproximadamente 13.7 bilhões de anos.

Desde então, o universo continua a se expandir para todos os lados até os dias atuais, o que faz com que seja impossível denominar o centro dele.

6. Podemos disparar uma arma de fogo no espaço?

No espaço não existe oxigênio e como as armas de fogo podem funcionar no vácuo, é possível disparar uma arma com sucesso.

Uma arma de fogo funcionará ainda melhor no espaço, pois a bala não irá precisar comprimir o ar dentro do cilindro, podendo assim viajar a uma distância infinita no espaço.

7. O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Certamente ninguém gostaria de estar vivo para presenciar isso acontecer. Isso porque, segundo a ciência, se a Terra parasse de girar, todos nós morreríamos.

O nosso planeta gira a uma velocidade de 465 metros por segundo sobre a linha do equador. Esta velocidade tende a ser reduzida nos polos.

Mesmo que a Terra parasse de girar, tudo continuaria a se mover na velocidade de rotação do planeta, o que causaria tsunamis gigantescos que iriam encobrir todas as partes do planeta.

8. Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?

Este é um questionamento bastante simples de se responder, embora alguns cientistas contestem a tese.

A resposta mais aceita é que o ovo veio primeiro. Isso porque, na linha de evolução das espécies, o ovo está presente desde o tempo dos dinossauros, sendo a forma de reprodução de anfíbios, répteis, peixes, moluscos e etc.

Sabemos que as aves vieram depois dos anfíbios e répteis, então podemos afirmar que o ovo veio primeiro que a galinha.

Deixe Um Comentário