Os animais terrestres mais velozes do mundo

0

Dos animais terrestres, os mamíferos são os que conseguem alcançar maior velocidade, em relação aos anfíbios, repteis e insetos.

Esses animais chegam até mesmo a alcançar a velocidade de automóveis e nem mesmo o corredor mais rápido do mundo é capaz de competir com eles.

Descubra a seguir quais são os animais terrestres mais velozes do mundo:

6° – Gnu (80 km/h)

O gnu, que também é conhecido como boi-cavalo, por ter corpo semelhante a um cavalo e chifres de boi, chega a alcançar até 80 km/h quando está fugindo de seus predadores.

Esses mamíferos da família dos bovídeos são nativos da África e vivem nas savanas. Um gnu chega a medir até 2,50 m e pesa em média 270 kg.

5° – Leoa (80 km/h)

A fêmea do rei da selva também é um dos mais rápidos quando o assunto é corrida e, assim como o gnu, pode alcançar até 80 km/h na corrida. Já o leão, mais pesado e com pelos espessos, não vai além dos 58 km/h.

Na natureza esses felinos vivem em bando de 5 a 40 animais, sendo caçadores de grandes herbívoros como a zebra. Comem 5 quilos de carne por dia, mas em uma só refeição podem comer mais de 30 quilos de carne.

Uma leoa adulta pode pesar até 180 quilos e chegar a medir 2,3 m de comprimento.

4° – Impala (90 hm/h)

Por ter uma musculatura desenvolvida e resistente, o impala consegue alcançar uma grande velocidade para fugir de seus predadores.

Natural da savana sul da África, esses animais são herbívoros e pertencem a mesma família dos carneiros, cabras e bois.

Além de serem exímios corredores, esses antílopes também são ótimos saltadores, chegando a atingir 10 metros de distância e 3 metros de altura.

A maior velocidade registrada de um antílope impala foi de 90 km/h.

3° – Antilocapra (98 km/h)

Por questões de evolução da espécie, que por sobrevivência precisava correr em altas velocidade para fugir de seus predadores, o antilocapra se transformou em um dos animais mais rápidos do mundo. A maior velocidade de corrida já registrada foi de 98 km/h.

Frequente alvo de caçadores, o antilocapra quase entrou em extinção no início do século XX. Atualmente a caça é proibida e a espécie foi recuperada.

Os machos do antilocapra chegam a pesar até 60 kg. Enquanto que as fêmeas são menores e pesam em torno de 45 kg.

Esta é uma espécie herbívora natural da América do Norte.

2° – Gazela-de-thomson (100 km/h)

A gazela-de-thomson é natural das savanas africanas, sendo muito conhecida por seus saltos verticais no ar.

Em uma corrida para escapar de um predador, essa gazela chega a atingir 100 km/h por cerca de 15 minutos.

1° – Guepardo 120 km/h

O guepardo, que também é chamado de onça africana e cheetah, pode ser encontrado na África, sudoeste da Ásia e península Arábica.

Para alcançar grandes velocidades na corrida, o guepardo possui ranhuras nas almofadas de suas patas que o ajudam nesse processo.

Além disso, a estrutura corporal favorece para que ele seja um excelente corredor, pois possui musculatura definida, coluna flexível e pernas longas. Os animais adultos chegam a pesar 70 kg e a medir 1.50 m.

O guepardo está em primeiro lugar entre os animais terrestres mais rápidos do planeta, podendo chegar à velocidade de 120 km/h em distâncias curtas.

Deixe Um Comentário