Os animais que vivem por mais tempo

0

A expectativa de vida das pessoas cresceu nos últimos anos em função da melhora na qualidade de vida e do avanço da medicina. Já entre os animais, o tempo de vida costuma variar de acordo com a espécie.

A pessoa mais velha que já viveu foi Mbah Gotho, da Indonésia, que nasceu em 31 de dezembro de 1870 e morreu em 30 de abril de 2017, tendo vivido 146 anos e alguns meses.

Casos como esses são extremamente raros entre os humanos, mas você sabia que há animais que podem viver por séculos?

Confira a lista dos animais que vivem por mais tempo.

7° – Peixe Warty Oreo

Da espécie Allocyttus verrucosus, este peixe pode viver por até 210 anos e, por isso, são, entre os macros vertebrados aquáticos, os que possuem maior longevidade.

O warty oreo possui cerca de 42 cm e vive entre 300 a 1.600 metros de profundidade no oceano.

O corpo dele tem uma forma muito semelhante à de um diamante e sua cor é cinza escuro com algumas partes negras.

6° – Baleia-sei (Baleia-boreal)

A baleia-sei é um mamífero aquático que pertence à mesma família da baleia franca.

Este animal pode chegar a 100 toneladas de peso e medir até 20 metros de comprimento, só perdendo em tamanho para a baleia azul.

Essa baleia vive nas águas do ártico e subártico e migra para as águas mais quentes na época de reprodução e também em busca de comida.

Uma dessas baleias teve as mudanças do ácido aspártico analisadas e estipulou-se que ela tinha 211 anos.

Esta análise tem precisão de aproximadamente 16%, o que significa que a baleia pode ter entre 177 a 245 anos, o que a tornaria o mamífero mais velho que se tem conhecimento.

5° – Carpa Koi (Nishikigoi)

As carpas da variação Koi são frequentemente criadas em lagos artificias e são conhecidas por serem bastante longevas. A idade do peixe é calculada a partir dos anéis de crescimento em suas escamas.

Essa técnica foi usada para estipular a idade da carpa chamada de Hanako, que morreu em 1977 com 226 anos.

4° – Tartaruga gigante

As tartarugas gigantes são conhecidas por serem animais que vivem por cerca de 100 anos, em especial as oriundas de Galápagos.

A tartaruga gigante de galápagos pode a chegar a até 400 quilos e medir mais de 1,8m.
Uma dessas tartarugas que foi mantida no zoológico australiano, chamada de Harriet, viveu por 170 anos.

No Jardim Zoológico de Kolkata, na Índia, uma tartaruga gigante da espécie Aldabra chamada de Adwaita teria vivido cerca de 250 anos.

Acredita que a tartaruga pertencia ao general britânico Robert Clive (1725 – 1774), da Companhia das Índias Orientais.

A tartaruga morreu em 2006 e acredita-se que ela tenha nascido em 1750.

3° – Arcticidae

O arcticidae é um molusco encontrado principalmente na costa da Escócia. Essa espécie é conhecida por viver enterrada na areia por um longo período e ter o crescimento muito lento.

Um exemplar vivo dessa espécie foi capturado em 2006 e estima-se que ele tenha vivido desde 1499, ou seja, 507 anos de vida.

2° – Esponja da Antártida

Natural das águas de baixa temperatura do Oceano Atlântico da Antártida, essas esponjas ficam imóveis e possuem o crescimento extremamente lento.

Por isso, se não houver nenhum tipo de interferência no habitat, elas podem viver por séculos. Um exemplar com aproximadamente 1550 anos já foi identificado pelos cientistas.

1° – Água-viva

A água viva habita todos os oceanos, tanto na superfície quanto no fundo do mar. Porém, a espécie Turritopsis dohrnii é peculiar, porque pode se converter na fase de pólipo quando está doente ou velha.

Ou seja, ela pode nascer de novo, sendo um animal quase imortal que não pode morrer de causas naturais.

Deixe Um Comentário