Benefícios do café para a saúde

0

O café é uma bebida milenar que surgiu no Oriente Médio e Etiópia sendo consumida em todo o mundo. Por ano, o consumo mundial ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos.

De gosto amargo, o consumo moderado de café é muito benéfico à saúde, devido seu alto teor nutritivo e a atuação da cafeína no corpo.

Conheça os principais benefícios do café para a saúde:

1. Fortalece a imunidade

Por ser rico em antioxidantes, o café auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, torando o corpo mais resistente a doenças causadas por microrganismos.

Os antioxidantes também combatem os radicais livres, o que previne o envelhecimento das células.

2. Ajuda a prevenir doenças neurológicas degenerativas

A cafeína atua no bloqueio dos efeitos da adenosina, que é um neurotransmissor, que está ligado a perda de memória causada por demências, como o Alzheimer.

Ao inibir a adenosina, há o aumento na liberação de norepinefrina e dopamina, que são retransmissores. Isso faz com que haja melhora no humor e alívio do estresse.

3. Atua na prevenção da diabetes

O café ajuda na diminuição dos níveis de glicose e na regularização da insulina no sangue, pois contém clorogênico e trigonelina alcaloide.

O consumo do café faz com que a insulina, que é produzida pelo pâncreas, funcione melhor, o que leva a redução dos índices glicêmicos.

Para usufruir desse benefício, é preciso que a bebida seja tomada sem açúcar.

4. Estimulante natural

A cafeína é um estimulante natural que faz com que o corpo libere endorfina. Isso faz com que o corpo fique mais ativo, alerta e disposto para realizar atividades físicas.

Sendo assim, é muito indicado começar o dia com uma xícara de café.

5. Ajuda na prevenção do câncer

Por ser um poderoso antioxidante, a cafeína previne o aparecimento de doenças e também apresenta propriedades anticancerígenas.

Isso ocorre devido a presença dos ácidos cafeico e clorogênico, que são fitoestrogênios que reduzem o risco do aparecimento de vários tipos de câncer, como o de próstata, mama, fígado, fringe e esôfago.

Recomenda-se o consumo de uma xícara de café por dia.

6. Melhora a saúde do fígado

O consumo regular do café é provado por estudos científicos como atuante na prevenção de doenças hepáticas.

Em casos de hepatite C, recomenda-se o consumo de duas a cinco xícaras de café para que o paciente tenha uma melhor resposta ao tratamento antiviral.

A cafeína também ajuda na prevenção de câncer do fígado, cirrose e insuficiência hepática.

7. Auxilia no emagrecimento

Além de dar mais energia para a prática de esportes e exercícios físicos, a cafeína é um termogênico que estimula o metabolismo corporal.

Essa estimulação, faz com que o corpo gaste mais calorias, o que está diretamente relacionado a redução da gordura corporal e ao emagrecimento.

O café também é uma bebida com baixo percentual de calorias (se consumido puro ou com adoçante).

8. Bebida altamente nutritiva

A composição do café é de 95% de cafeína. Entretanto, na bebida há ainda minerais essenciais para bom o funcionamento do corpo, como potássio, ferro, magnésico, manganês, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

Deixe Um Comentário