Benefícios do mel para a saúde

0

O mel é um alimento que possui muitos benefícios à saúde. Ele é composto de monossacarídeos (açúcares simples), como frutose, glicose e galactose e polissacarídeos (açúcares complexos), como a sacarose e também vitaminas e sais minerais.

Contudo, é essencial que ele esteja natural e puro, para que você possa usufruir de todos essas propriedades

A seguir, conheça 8 benefícios do mel para a saúde:

1. Auxilia o sistema respiratório

O mel possui ação antibacteriana que age contra os micro-organismos que são causadores de infecções respiratórias, como bronquite, pneumonia, sinusites e resfriados.

Ao ser associado com o própolis, ele se torna ainda mais eficaz no combate das doenças respiratórias. Em relação à dor de garganta, ele atua aliviando o desconforto e os sintomas da inflamação.

2. Faz bem para a pele

Por ser rico em antioxidantes em sua composição, como flavonoides, ácidos fenólicos e carotenoides, o mel é excelente para a prevenção do envelhecimento da pele e também para a hidratação.

Além disso, ele também é um excelente cicatrizante devido ao seu poder antibacteriano.

3. Ajuda no relaxamento

O consumo regular do mel estimula a produção de serotonina, que é o neurotransmissor que está relacionado à sensação de prazer e bem-estar.

Sendo a substância uma fonte de triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, os níveis de estresse no corpo são reduzidos.

Por conta da sensação de bem-estar e relaxamento, o sono também apresenta melhoras, fazendo com que a pessoa tenha mais disposição para suas atividades diárias.

4. Auxilia na perda de peso

O índice glicêmico do mel é mais saudável para o organismo do que o do açúcar refinado. Além disso, ele acelera o metabolismo, promovendo a queima de gordura e consequentemente a perda de peso.

Por ser mais doce que o açúcar refinado, a pessoa tende a consumir uma quantidade menor de mel. Por isso, ele está liberado em sua dieta, desde que consumido com moderação, é claro.

5. Dá mais energia e disposição

Estudos científicos comprovaram que o mel é uma fonte de energia bastante consistente.

Dessa forma, a pessoa que consome uma pequena quantidade dessa substância mantém o nível de energia estável e tem mais disposição para as atividades do dia-a-dia e prática de exercício físico.

6. Corta o efeito da ressaca

Se você está enfrentando uma ressaca, o mel pode ajudar a metabolizar o álcool mais rapidamente. Isso porque, ele tem frutose em sua composição, que atua no metabolismo, fazendo com que o nível alcoólico no sangue diminua e os sintomas da ressaca sejam amenizados.

Assim, beber muita água e uma colher de mel após uma noite de bebedeira faz com que a ressaca passe rapidinho.

7. Fortalece o sistema imunológico

Por ser um poderoso antioxidante, o mel atua para deixar o sistema imunológico fortificado, fazendo com que o organismo esteja preparado e produza anticorpos para combater as doenças.

Além disso, o mel é rico em minerais como magnésio, cobre, zinco, ferro e fósforo.

8. Ajuda na memória

O nosso cérebro precisa de aproximadamente 20% da energia disponível em nosso corpo.

Por esta razão, recomenda-se uma colher de mel no café da manhã  para ajudar na ativação cerebral, fazendo com que haja benefícios em relação à memória e concentração.

Deixe Um Comentário