As cobras mais venenosas do mundo

0

A não ser que você seja um biólogo, certamente não vai querer encontrar cobras em seu caminho. Boa parte das serpentes são venenosas, mas alguns desses répteis possuem toxinas tão poderosas que podem matar uma pessoa adulta em questão de horas.

Preparamos uma lista com as espécies de cobras mais venenosas do mundo. Assim, caso um dia você se depare com alguma, vai saber se está correndo perigo ou MUITO perigo. Confira:

5° – Mamba-negra

• Tamanho aproximado: de 2,5 m a 4,5 m
• Onde pode ser encontrado: Continente Africano

Com o habitat natural no continente Africano, a Mamba-negra é conhecida por ser a cobra terrestre mais rápida do mundo, sendo capaz de alcançar até 20 km/h. Esta é uma espécie bastante agressiva, possuindo um ataque de alta precisão.

A mordida dessa espécia injeta aproximadamente entre 100 a 120 mg de uma neurotoxina poderosa capaz de matar até 25 pessoas adultas.

A ação do veneno é bastante rápida e a pessoa picada começa a sentir intensas dores abdominais, náuseas, vômitos e pode chegar a ter uma parada cardíaca caso não receba a aplicação do antídoto rapidamente.

Sem o antídoto, o percentual de mortalidade é de 100%.

4° – Taipan

• Tamanho aproximado: de 1,5 m a 2 m
• Onde pode ser encontrado: Austrália

Esta espécie possui como seu habitat natural a Austrália.

O veneno da Taipan age como um coagulante que bloqueia as artérias e veias da vítima, fazendo com que o sangue não circule e a pessoa morra em até 1 hora.

Sem o antídoto, a morte é certa e mesmo após a administração dessa substância, a pessoa pode ficar com sequelas. Além de precisar de um longo tratamento para a recuperação.

3° – Krait Malasiana

• Tamanho aproximado: de 0,9 m a 1,75 m
• Onde pode ser encontrado: Sudeste Asiático

A Krait Malasiana, também conhecida como “Krait Azul”, é uma espécie nativa da região do Sudeste Asiático.

Esta cobra possui hábitos noturnos e costumam ficar escondidas da luz em tocas, cavernas e buracos. Quando cai a noite, saem em busca de comida, o que inclui outras cobras e também cobras da mesma espécie.

O veneno dessa cobra causa sintomas como espasmos, tremores, cólicas e a paralisia dos músculos, inclusive do coração, o que ocasiona a morte.

Mesmo com a aplicação do antídoto, as chances do indivíduo picado sobreviver é de apenas 50%.

2° – Cobra-marrom

• Tamanho aproximado: 2 m
• Onde pode ser encontrado: Austrália

A Cobra-marrom é natural da Austrália e é uma das cobras mais venenosos do mundo, sendo que até mesmo um filhote é capaz de matar uma pessoa.

Esta espécie é conhecida pelos movimentos rápidos e por ser bastante agressiva quando se sente ameaçada, chegando até mesmo a perseguir o invasor e atacá-lo diversas vezes.

Por isso, ao se deparar com essa cobra, o mais indicado é se manter parado até que ela se afaste. Por sorte, menos da metade das picadas desse réptil contêm veneno.

1° – Taipan do interior

• Tamanho aproximado: de 1,8 m a 2,5 m
• Onde pode ser encontrado: Austrália

Essa cobra é também conhecida como “Cobra de barriga amarela”. O nível tóxico do veneno dela é cerca de 10 vezes maior que da Cascavel e causa na vítima paralisia respiratória.

Em uma só mordida, a cobra injeta cerca de 110 mg de peçonha, que é o suficiente para matar aproximadamente 100 pessoas. A picada da Taipan do interior pode matar uma pessoa adulta em apenas 45 minutos.

A boa notícia é que essa cobra só é encontrada na Austrália e não é agressiva. Além disso, nenhuma fatalidade envolvendo a espécie foi registrada até hoje.

Deixe Um Comentário