Conheça as deslumbrantes Cataratas do Iguaçu

0

As Cataratas do Iguaçu são sem dúvida um dos espetáculos da natureza mais incríveis. Elas estão localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná e o Parque Nacional Iguazú, em Missiones, na Argentina.

Descobertas em 1541, pelo espanhol Álvar Núñes Cabeza, as Cataratas do Iguaçu abrigam um conjunto de aproximadamente 275 quedas de água ao longo do rio Iguaçu, que está ao longo da Bacia hidrográfica do rio Paraná.

A área dos dois parques corresponde a aproximadamente 250 mil hectares, abrigando ainda áreas de floresta subtropical.

Parques foram construídos para a proteção ambiental

Ambos os parques foram inaugurados na década de 1930: O brasileiro data de 1939 enquanto que o argentino de 1934.

Eles foram construídos com o propósito de servirem de áreas de proteção do manancial de água e da biodiversidade da fauna e da flora do meio ambiente ao redor.

Comparação com as principais cataratas do mundo

Atualmente, as Cataratas o Iguaçu possuem o segundo maior fluxo de água entre as cataratas do mundo, só perdendo para as Cataratas do Niagara, na divisa dos Estados Unidos com o Canadá.

A vazão média do fluxo de água das Cataratas do Iguaçu é de 1.746 m³/s. Enquanto que a do Niagara é uma média de 2.400 m³/s.

Em relação à extensão, as Cataratas do Iguaçu são frequentemente comparadas as Cataratas Vitória, na África Austral, entre a Zâmbia e o Zimbabwe.

As Cataratas do Iguaçu são mais amplas e divididas em diversas quedas. Já as Cataratas Vitória possuem a maior cortina de água do mundo, com 1.600 metros de comprimento e 128 metros de altura.

A importância mundial das Cataratas do Iguaçu

Os parques brasileiros e argentinos são tidos como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, desde 1984 e 1986, respectivamente.

Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu também é considerado um dos sítios geológicos do Brasil. Atualmente, é o segundo local mais visitado por estrangeiros no país.

Em 2007, as Cataratas do Iguaçu estavam na lista das concorrentes a uma das sete maravilhas naturais do mundo.

A votação global foi organizada pela fundação New7Wonders e durou até 2011, onde as cataratas ficaram entre as 28 finalistas.

Ao final, o monumento natural alcançou 1 bilhão de votos e garantiu um lugar entre as 7 maravilhas naturais.

Atividades turísticas nas Cataratas do Iguaçu

Entre as atrações são oferecidos passeios de barco, com direito a chegar bem próximo às quedas d’água.

Também é possível sobrevoar as cataratas de helicóptero em voos com duração de 10 minutos. Os passeios de helicóptero devem ser agendados antecipadamente junto a agência de turismo responsável.

O local também conta com um hotel bem próximo às cataratas. Dessa forma, os turistas poderão ser hospedar e desfrutar o máximo possível do tempo sem precisar se deslocar por grandes distâncias.

É possível chegar às cataratas a partir de dois aeroportos: Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazu, em Puerto Iguazu.

Para quem quer visitar as cataratas argentinas, é possível ter acesso a partir de Puerto Iguazu. Contudo é preciso solicitar um visto ao consulado brasileiro da cidade.

No Brasil, há voos das companhias LATAM Airlines, Gol e Azul. Já na Argentina, a Aerolíneas Argentinas oferecem voos partindo de Buenos Aires.

Deixe Um Comentário