Curiosidades sobre a famosa Torre de Pisa

0

A Torre de Pisa é conhecida em todo o mundo por sua inclinação. Por conta dessa popularidade, se transformou em um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

Trata-se um campanário, localizado na cidade italiana de Pisa e construído há quase 900 anos para abrigar os sete sinos da Catedral de Pisa.

Por que a Torre de Pisa é inclinada?

Inicialmente, a torre foi erguida para ficar na vertical. Mas, logo após a sua construção, em 1173, ela começou a se inclinar para o sudeste.

O motivo da inclinação foi devido ao solo mal preparado que está localizado em uma área de argila e areia e que, por isso, não suportou as 14.500 toneladas do monumento.

Além disso, a torre possui uma fundação mal construída. Isso fez com que ela ficasse com assentamentos diferentes, favorecendo a inclinação.

A torre demorou aproximadamente 180 anos para ser concluída, sendo terminada somente na segunda metade do século XIV. Diversos projetistas atuaram nas etapas de construção.

Tentativas de deixar a Torre na Vertical

Logo nos três primeiros andares, se notou uma inclinação da Torre devido ao afundamento do terreno e irregularidade das fundações.

O primeiro engenheiro responsável pela construção da torre, Bonanno Pisano, tentou deixar a torre reta construindo mais cinco andares um pouco mais altos para o lado que a Torre estava pendendo para baixo, mas o peso fez com que a estrutura afundasse ainda mais.

No século XX começou a inclinar aproximadamente 1,2 milímetros por ano. Em 1990, a inclinação da Torre atingiu 4,5 metros (cerca de 5,5 graus). Por isso, o monumento foi fechado à visitação devido ao risco de desabamento.

Em 1997, a Torre passou por longo um processo de restauração que usou placas de chumbo para fazer contrapeso na Torre. A restauração foi concluída em 2001 e custou 25 milhões de dólares.

A colocação das placas permitiu que o público pudesse voltar a fazer visitações no monumento e também reverteu um pouco a inclinação da torre. Atualmente, a inclinação da Torre está em 3,9 metros (cerca de 3,97 graus).

Os especialistas que fizeram a restauração esperam que a construção continue estável nos próximos 300 anos.

Torre foi usada para experimento científico

A Torre foi usada por Galileu Galilei para fazer o experimento que comprovou que a velocidade de queda de um corpo atraído pela gravidade não depende de sua massa.

Para fazer o experimento, Galileu atirou do topo da torre duas balas de canhão de massas diferentes e as duas chegaram ao chão no mesmo tempo.

Visitações na Torre de Pisa

Para quem deseja subir na Torre, é possível comprar o ingresso com antecedência pela Internet no site da Opapisa. Em alta temporada, as visitas ao monumento são bastante concorridas.

A Torre possui 215 degraus em espiral, por isso é preciso ter fôlego e resistência para ir até o topo.

Por questões de segurança, o número de visitantes que entram na torre é controlado e cada grupo tem somente 30 minutos para subir e descer da construção. Certamente, é uma visita imperdível para quem esteja de passagem pela Itália.

Para os que acham a subida dispensável, certamente irão optar pela famosa foto de fazer que está segurando a Torre, como se ela estivesse prestes a desmoronar.

 

Deixe Um Comentário