Os encantos e diversidades do Caribe

0

Águas cristalinas, sol o ano todo e natureza exuberante. Este é o Caribe, uma região paradisíaca formada pelo Mar do Caribe e pelas ilhas e estados insulares.

O Caribe possui uma área de cerca de 2.754.000 km2 e está localizado no hemisfério norte da Terra. entre a América do Norte e América do Sul, próximo a América Central.

O Mar do Caribe é formado não só pelo Oceano Atlântico, como também pelas águas dos rios Amazonas e Orinoco. Entre 15% e 20% de suas águas são compostas por esses rios.

Se você quiser visitar o mar do Caribe, pode desfrutá-lo em diversos países, como: Bermudas, Belize, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Guiana, Guatemala, Jamaica, Martinica, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Haiti, Suriname, Venezuela e etc.

A fauna e a flora do Caribe

Além da areia branquinha, coqueiros e mar com água transparente, o Caribe possui uma grande diversidade de fauna e flora.

Estão catalogadas aproximadamente 1.300 espécies de plantas na região, sendo que grande parte desse número se constitui em espécies endêmicas. Isto é, plantas nativas que só podem ser encontradas por lá.

Já a fauna encanta por sua diversidade e beleza. O mar caribenho possui grande influência de correntes marinhas com águas quentes, sendo possível encontrar as mais diversas espécies de peixes, corais, tartarugas marinhas, mamíferos marinhos como baleia jubarte e golfinhos.

Aves nativas e migratórias, além de anfíbios e répteis, também fazem parte da diversidade da fauna do local.

Diversidade cultural predomina no Caribe

Os países banhados pelo Mar do Caribe possuem culturas diversas. Isto se deve a variedade de colonizadores que teve essa região.

Países como a Jamaica, Haiti e República Dominicana, por exemplo, possuem uma forte influência africana, tendo a maioria de sua população composta de negros afrodescendentes.

Em países como El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, a população é basicamente formada pela miscigenação de índios americanos com europeus.

A Guatemala também possui forte influência dos povos maias que viviam na América Latina. Por este motivo, ruínas e monumentos da civilização maia podem ser encontrados no país.

Já em Honduras, há muitos descendentes do povo maia, sendo possível encontrar sítios arqueológicos por lá. O maior deles é a cidade de Copán, localizada no oeste do país.

As línguas dos povos do Caribe

O idioma predominante dos países banhados pelo Mar do Caribe é o espanhol. Porém, grande parte dos povos nativos ainda se comunicam com línguas indígenas, sendo a mais falada o “papiamento”, que é um dialeto derivado do português falado nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao.

No Haiti, o francês é o idioma predominante, enquanto que na Jamaica, é o inglês. O holandês também é o idioma predominante em alguns territórios.

Deixe Um Comentário