As famosas Cataratas do Niágara

0

No rio Niágara, entre os lagos Ontário e Erie, na parte leste da América do Norte, está localizada uma das quedas d’água mais famosas do mundo. Estamos falando das Cataratas do Niágara (Niagara Falls).

As cataratas estão na área de fronteira entre o Canadá (província de Ontário) e Estados Unidos (Nova Iorque). É certamente um dos pontos turísticos mais visitados da América do Norte.

As cidades mais próximas, tanto pelo lado norte-americano quanto canadense são chamadas de Niagara Falls, devido a proximidade das cataratas.

Cerca de 30 milhões de pessoas visitam o local anualmente.

O complexo das Cataratas do Niágara

Há três cataras que são: Cataratas Véu de Noiva (Bridal Veil), Cataratas Americanas e Cataratas Canadenses, chamada de “Ferradura” (Horseshoe).

Essas quedas não são muito altas, mas impressionam pela largura e volume de água. Cerca de 300 mil m³ de água caem por minutos nas quedas, as maiores em volume de água no planeta.

As Cataratas Canadense possuem cerca de 53 metros de altura e 792 metros de largura. É a maior das três quedas e concentra 90% do volume que deságua do rio Niágara.

No lado norte-americano, as Cataratas Americanas possuem 21 m de altura e 323 metros de largura, com queda livre que termina sobre uma elevação de rochas. A queda Véu de Noiva é a menor das três, com 17 metros de altura.

O grande volume das águas das cataratas também é usado para a produção de energia elétrica. Entre 50% a 75% das águas do rio Niágara são desviadas para gigantescos túneis e passam por turbinas hidroelétricas, gerando assim eletricidade para áreas próximas.

Opções de visitação às Cataratas do Niágara

Pela parte Canadense, a visitação pode ser feita pelo Queen Victoria Park, um bonito parque com um extenso jardim. Nele há plataformas que servem de mirantes de observação com uma vista das quedas de tirar o fôlego.

No parque, é possível andar por caminhos subterrâneos que dão aos visitantes a sensação de estar dentro das quedas.

Na Skylon Tower, que é o ponto de visitação mais alto, é possível ter uma vista panorâmica das Cataratas.

Do lado norte-americano, as cataratas podem ser visitadas pelo Prospect Point Park, que assim como o parque canadense também possui jardins e torre de observação.

Próximo ao parque, há a trilha Cave of the Winds, onde é possível chegar bem próximo às Cataratas Véu de Noiva.

Há também a opção de fazer um passeio pelo rio Niágara no navio Maid of the Mist, que desde de 1846 leva grupos de visitantes para terem a experiência de ver as quedas bem de pertinho.

Já o Whirlpool Aero Car é um teleférico que possibilita o visitante atravessar o rio Niágara do lado canadense para o norte-americano, sendo um passeio muito procurado.

O local recebe visitantes o ano todo, mas a época mais badalada para a visitação é durante o verão.

Deixe Um Comentário