O fenômeno das pedras deslizantes do Deserto de Mojave

0

Há muito anos, um fenômeno curioso que ocorre no Deserto de Mojave, mais precisamente no Vale da Morte, na Califórnia, intriga cientistas, pesquisadores e curiosos do mundo todo. O que ocorre é que pedras que chegam a pesar até 300 quilos “andam” sozinhas pelo solo do deserto.

Neste local, fica um lago plano e seco que está rodeado de montanhas. O lago, durante o período de chuva se enche de água, mas como as temperaturas do Vale da Morte são extremamente altas, a água acumulada evapora rapidamente.

O Deserto de Mojave é tido como um dos lugares mais quentes do mundo.

Fenômeno é pesquisado desde 1940

A ocorrência do fenômeno das pedras deslizantes no Deserto de Mojave é motivo de estudo desde a década de 1940.

Mesmo após décadas de pesquisas, somente em 2013 foi que o momento de locomoção das pedras foi presenciado e registrado.

Sabia-se que a movimentação das pedras ocorria apenas por conta dos rastros deixados na terra.

O mistério das pedras que se movem foi revelado

Uma das teorias para o fenômeno é que o Vale da morte estaria sob efeito de um poderoso campo magnético. Dessa forma, a influência magnética faria com que as pedras se movessem.

Entretanto, em 2013, o mistério foi finalmente revelado. O pesquisador Richard Norris, da Universidade da Califórnia, juntamente com seu primo, James Norris, conseguiu uma coisa raríssima: presenciar a movimentação das pedras e fazer imagens do fenômeno.

A explicação é que no período de chuvas, acumula-se no lago uma fina lâmina de água sobre a terra seca.

Durante a noite, as temperaturas no deserto caem drasticamente e água se congela, formando uma fina camada de gelo sobre a qual ficam as pedras.

Quando amanhece, o calor do sol faz com que o gelo comesse a se quebrar, criando assim grandes placas que se deslocam com o vento.

Essas placas acabam impulsionando as pedras, fazendo com que elas deslizem a uma velocidade de até cinco metros por minuto deixando rastros pelo solo. O movimento das pedras é definido pela direção do vento.

Para que as pedras se movam, é preciso que a temperatura fique em torno de 0ºC, enquanto ainda existe acumulo de água das chuvas na superfície do lago.

Além das baixas temperaturas, é preciso que o vento seja forte o bastante para que as pedras sejam arrastadas.

O fenômeno é difícil de ocorrer devido a escassez de chuva na região.

Área do Deserto de Mojave é de difícil acesso

A  região do Vale da Morte em que ocorre a movimentação das pedras é de difícil acesso. Além disso, ela é protegida por leis ambientais, sendo necessária uma autorização para entrar no local. Montar acampamentos também está proibido.

Todas essas dificuldades fazem com que seja muito difícil presenciar o fenômeno, que só ocorre em baixas temperaturas, na época das chuvas e ventos fortes.

Deixe Um Comentário