Lost Lake: O lago que desaparece todos os anos

0

O “Lost Lake” (lago perdido), como o próprio nome já diz, trata-se de um lago que todos os anos desaparece misteriosamente. Ele fica localizado na região de montanhas de Santiam Pass, no estado do Oregon, nos Estados Unidos.

Este fenômeno intriga pessoas de todo o mundo. Mas, o que de fato acontece com a água do lago?

Água escorre por buracos no solo

No Lost Lake há buracos que parecem não ter fundo, é por meio deles que a água é “sugada”.

Ao todo, há três buracos no lago, que drenam a água para uma espécie de labirinto vulcânico subterrâneo.

Quando o lago está cheio, não se vê os buracos. Contudo, conforme a água vai escoando eles ficam mais visíveis.

Buracos no Lost Lake são resultado de atividade vulcânica

Pesquisadores descobriram que os buracos que drenam a água do Lost Lake se tratam na verdade de uma espécie de tubos de lava vulcânica. Isso se deve ao fato da frequente atividade vulcânica na região.

Os buracos se formam quando uma grande quantidade de material incandescente endurece no solo do lago. A lava continua fluindo na extremidade do buraco em alta temperatura.

A lava acaba escorrendo antes de se solidificar e em contato com a temperatura mais baixa da água vai afundando e formando algo semelhante a um tubo.

Para onde a água vai?

Durante as temporadas de chuva o lago enche. Não se sabe com certeza para onde essa água vai, mas a teoria mais aceita é de que a água sirva para abastecer os aquíferos, mantendo os mananciais das montanhas cheios de água.

Na temporada de cheia, quando chove em abundância, o lago volta a se encher. Isso porque o volume de água que entra é maior do que o buraco de lava consegue sugar.

Há poucos quilômetros de distância existe um lago no qual ocorre um fenômeno semelhante, o Fish Lake.

Moradores locais querem a extinção dos buracos

Os moradores da região querem aproveitar o lago o ano todo, inclusive durante o período mais quente do ano, em que o lago poderia ser usado para a diversão e prática de esportes.

Por isso, muitas foram as tentativas da população de fechar o buraco de lava para que a água não fosse mais drenada.

Não é raro os funcionários do serviço florestal dos Estados Unidos encontrarem no buraco móveis, peças de automóveis e detritos jogados no buraco para impedir que a água seja sugada.

Anualmente, a região também recebe um grande número de turistas que vão ao local para ver o buraco de perto.

Esse grande interesse e curiosidade em torno do local, faz as autoridades temerem que as pessoas entrem no buraco para explorar o local mais a fundo, o que seria muito perigoso.

Deixe Um Comentário