As maiores invenções da humanidade

0

Algumas invenções mudaram por completo a história da humanidade, influenciando diretamente na cultura, economia e nas transformações sociais como um todo.

Com o passar das décadas, essas invenções foram aperfeiçoadas pelo homem e novas tecnologias surgiram.

Conheça 10 das maiores invenções humanas:

1. Lâmpada elétrica

Até mais da metade do século XIX não existiam lâmpadas elétricas. Toda a iluminação noturna era feita por lampiões e candeeiros.

Em 1879, após inúmeras tentativas, Thomas Edison conseguiu fazer com que uma lâmpada elétrica incandescente funcionasse por 48 horas seguidas.

A partir daí, as lâmpadas evoluíram até chegar ao padrão disponível atualmente.

2. Ferramentas

Criadas na Idade da Pedra (período Paleolítico), as primeiras ferramentas eram confeccionadas com sílex, um tipo de pedra retirada de bancos rochosos. Os homens usavam chifres de veados para retirar essa matéria prima.

As ferramentas permitiram a evolução do homem, que pode construir melhores abrigos, caçar e interferir de forma definitiva no meio ao seu redor.

3. Pólvora

A pólvora é uma invenção atribuída aos alquimistas chineses. Sua criação possibilitou
o desenvolvimento de armas de fogo e explosivos.

Até hoje ela é considerada uma das invenções mais importantes da história, e também uma das maiores causadoras de mortes em todo o mundo.

4. Prensa

Antes da criação da prensa, os livros eram escritos todos a mão. Esse trabalho era bastante desgastante e fazia com que o conhecimento fosse extremamente restrito.

A prensa foi criada pelo alemão Joahannes Gutternberg, em 1455. Trata-se de uma máquina em que letras móveis confeccionadas em cobre eram colocadas em uma base de chumbo. Nesta base, se colocava tinta e dessa forma, as letras ficavam gravadas no papel.

Esta técnica foi aperfeiçoada e posteriormente permitiu a impressão de jornais, livros, revistas e impressos em geral.

5. Vidro

Atribui-se a descoberta do vidro aos egípcios, que ao aquecer a cerca de 1700ºC uma mistura de areia de sílica, sal, areia e soda caustica obtinham esse material.

Por volta de 1000 a.C recipientes de vidros foram moldados em formas de barro.

Atualmente o vidro está presente em diversos objetos do nosso cotiano, tendo as mais diversas utilidades.

6. Telefone

O telefone foi um grande avanço para o desenvolvimento das comunicações, o qual só foi possível com os conceito criados por Alexander Graham Bell, em 1876.

Graham Bell não apenas definiu os padrões da telecomunicação, como também foi o primeiro a produzir a invenção em larga escala. Em 1887, ele criou nos Estados Unidos a Bell Telephone Company.

7. Comunicação sem fio

O wi-fi que utilizamos hoje é proveniente dos experimentos do sérvio Nikola Testa, que em 1894, enquanto trabalhava nos Estados Unidos, conseguiu realizar a primeira transmissão sem fios da história.

Este trabalho, permitiu que mais tarde fossem desenvolvido roteadores, celulares, notebooks e entre outros aparelhos com tecnologia sem fio que fazem parte de nosso cotidiano.

8. Bússola magnética

A bússola magnética que conhecemos hoje foi aperfeiçoada por Flávio Gioia, na Itália, em 1280.

O inventor teria primeiramente usado uma pequena caixa de madeira marcada com o desenho da rosa-dos-ventos. Essa caixa continha elementos magnéticos que incluíam uma agulha magnetizada.

A rosa-dos-ventos indica os pontos cardeais da Terra: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). Já a agulha magnética é atraída pelo magnetismo da Terra e indica qual caminho seguir.

A bússola magnética favoreceu a navegação e o descobrimento de novos continentes, sendo essencial para os navegadores dos séculos XVI e XVII e a colonização dos povos.

9. Internet

A internet tal qual conhecemos hoje surgiu no final da década de 1960, como uma tecnologia militar para compartilhar informações norte-americanas de forma sigilosa.

Os Estados Unidos temiam um ataque Russo em suas bases militares, o que faria com que informações estratégicas do exército norte-americanos ficassem expostas ou fossem destruídas.

Assim, em caso de ataque a internet permitiria que as informações fossem acessadas de outras localidades.

10. Roda

A invenção da roda facilitou o transporte de grandes cargas e também permitiu a locomoção das pessoas de uma forma mais rápida.

Os indícios arqueológicos mais antigos do uso da roda datam de aproximadamente 3500 a.C. No entanto, sua forma mais primitiva pode ter surgido muito antes disso.

O primeiro aperfeiçoamento recebido pelos primeiros modelo de roda foi a colocação de um aro de madeira, que resultava em um desgaste mais uniforme da roda, aumentando sua durabilidade. Meio século depois, os aros de madeiras foram substituídos por aros de metal.

A roda foi se transformando ao longo dos séculos e, até os dias de hoje, são imprescindíveis nas sociedades.

Deixe Um Comentário