Old Sow: O maior redemoinho do mundo

0

O Old Sow é conhecido por ser o maior redemoinho do mundo. Este fenômeno natural está localizado na Baía de Fundy, na costa atlântica da América do Norte, na pequena porção do estado norte-americano do Maine.

Os redemoinhos, se devem, na grande maioria das vezes, as depressões e buracos na areia. Isso porque, é preciso que haja um “sumidouro”, isto é um lugar em que haja a absorção da água.

Este sumidouro funciona semelhante a um ralo de banheira em que a água é sugada fortemente para seu interior.

Como é formado o maior redemoinho do mundo

O grande fluxo de água do Oceano Atlântico entra na baía a partir do movimento da maré, formando uma forte correnteza. Além disso, a Baía de Fundy possui a maior variação de maré do mundo.

Quando a maré chega à Baía, uma enorme quantidade de água flui para uma área chamada de Passagem Ocidental.

Ao passar por uma vala profunda na baía a correnteza circular é formada, o que gera o grande redemoinho.

O tamanho do redemoinho

O tamanho do Old Sow varia de acordo com as marés. O maior diâmetro já registado tinha 76m e as correntes circulares formadas nas águas da baía já atingiram 28 km/h.

Muitas vezes, outras formações menores de correntes circulares também são formadas quando o redemoinho atinge seu ápice.

Os perigos do maior redemoinho do mundo

O redemoinho não representa riscos para embarcações grandes e mais estáveis. Contudo, em tempos de marés mais altas e ventos fortes, as pequenas embarcações podem ser viradas com facilidade pela força das águas.

As marés altas mais intensas ocorrem durante a lua cheia e lua nova. No caso de uma pessoa nadando, os riscos de se afogar são grandes, devido as fortes correntezas que “puxam” para o fundo da baía.

A vida marinha da região

Enquanto o redemoinho pode ser perigoso para os humanos, para a vida marinha o movimento espiral é bastante positivo. Isso porque, o movimento faz que criaturas marinhas que vivem em áreas mais profundas subam para a superfície.

Além disso, este fenômeno chamado de ressurgência, facilita a alimentação de peixe e aves marinhas.

Onde o Old Sow pode ser visto?

O maior redemoinho do mundo pode ser visto na maré entrante da ponta sudoeste da Ilha Deer, na província canadense de Nova Brunsvique, em direção a Eastport, no Maine.

Na maré de saída, pode ser visto ao sul da Ilha Deer, próximo à Ilha Indígena, da reserva da tribo Penobscot.

O redemoinho fica mais ativo cerca de três horas antes do ápice da maré alta. Logo depois, o fenômeno continua por cerca de duas horas e assume a forma de pequenos círculos até a formação de um grande redemoinho em formato de funil.

A origem do nome do redemoinho

O Old Sow recebe esse nome por conta da palavra na língua inglesa “sough”, que se pronuncia “suff”.

Este seria uma espécie de grunhido semelhante aos feitos pelos porcos quando estão fuçando comida.

Além de fazer referência a um som de sucção, esta palavra também significa a capacidade de drenagem de algo.

Deixe Um Comentário