Previsões assustadoras sobre as mudanças climáticas

0

Caso a população da Terra não mude de hábitos, as previsões ocasionadas pelas mudanças climáticas são realmente assustadoras.

O número de pessoas na Terra já ultrapassou 7 bilhões de pessoas. A previsão é que até 2050, a população do planeta esteja em torno de 9 bilhões.

Contudo, esse aumento da população pode causar sérios problemas para o planeta, como a escassez de água e comida.

Confira 5 previsões que serão consequências da superpopulação e das mudanças climáticas:

1. Escassez de água

A previsão é que daqui a cerca de 40 anos, haverá uma estabilidade no crescimento da população do planeta.

Quando isso ocorrer, pelo menos 4 bilhões de pessoas estarão vivendo em áreas de escassez de água. As regiões mais afetadas serão o Sudeste Asiático, Oriente Médio.

Até mesmo o Brasil, que possui 16% da água potável do planeta pode sofrer com secas e racionamentos cada vez mais frequente.

2. Escassez de alimento

Algumas estimativas dão conta que quando a população mundial atingir 10 bilhões de pessoas é provável que não haja recursos suficientes para manter esse número elevado de pessoas.

Se juntarmos todos os espaços da Terra destinado á criação de animais, teríamos uma área um pouco maior que o continente africano.

E se o mesmo fosse feito para designar às áreas destinadas para a agricultura, teríamos uma área equivalente ao continente sul-americano.

Contudo, ao ser trabalhada por muito tempo, essa terra começa a ser menos fértil e até mesmo sofrer erosão, o que acaba inviabilizando o cultivo.

3. Aumento da temperatura

Segundo as pesquisas sobre as mudanças climáticas, se nada for feito para barrar o aquecimento global, a temperatura do planeta deve aumentar entre 4ºC a 8ºC já no próximo século.

A média de emissão de dióxido de carbono por pessoa é de 5 toneladas por ano. Entretanto, cada norte-americano é responsável por emitir cerca de 17 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Assim, se a população mundial aumentar em 3 bilhões de pessoas e se essas pessoas adotarem o estilo de vida norte-americano, os efeitos do aquecimento global será muito mais forte.

Até o final do século XXI, a projeção é de que a temperatura do planeta aumente em 2ºC.

Esse aumento desencadeará maior incidência de condições climáticas extremas, o que também afetará a produção de alimentos.

4. Derretimento das geleiras

Como consequência do aquecimento global, o derretimento das geleiras deve elevar os níveis dos oceanos de 60cm a 1m.

Caso isso ocorra, cidades costeiras do Brasil, África, Ásia e sul dos Estados Unidos, além de diversas ilhas paradisíacas devem sumir do mapa.

Mesmo assim, a previsão é que o aumento da temperatura previsto para o próximo século não será capaz de derreter a Antártida.

5. Extinção de animais

A elevação dos níveis dos oceanos irá fazer com que espécies aquáticas desapareçam, como peixes, corais, aves oceânicas migratórias, tartarugas marinhas e etc.

Além disso, o derretimento dos polos pode fazer com que os ursos polares desapareçam já no próximo século.

Outro agravante é o aumento da população, que vai fazer com que as áreas urbanas se expandam. Isso irá causar o desmatamento das áreas de florestas e, consequentemente, a extinção de espécies da fauna.

Deixe Um Comentário