Saiba as curiosidades sobre a Calçada do Gigante

0

A Calçada do Gigante (Giant´s Causeway) é o nome dado a uma estrutura formada por cerca de 40.000 colunas em formato de primas. Essas colunas são feitas de basalto, que é uma rocha proveniente de erupção rica em silicato de magnésio e ferro, sendo uma das rochas mais abundantes na crosta terrestre.

Esta formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de três quilômetros da vila de Bushmills, no condado de Antrim. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986 e como Reserva Natural em 1987.

A formação da Calçada do Gigante

O lugar recebe este nome por suas colunas de pedra que se encaixam de modo a formar uma calçada. Essas colunas são compostas de massa de lava basáltica, resultante de uma erupção ocorrida há 60 milhões de anos.

A atividade vulcânica nesta área fez com que o magma subisse pelas fendas no calcário com temperatura de 1000 ºC. Quando esse magma entrou em contato com o ar, se resfriou e se tornou sólido.

Por ser composto de diversos elementos químicos, o magma pode resultar em diversos tipos de rocha. Nessa região, a rocha resultante é o basalto.

A geologia da Calçada do Gigante

As colunas verticais de pedra possuem até 12 metros de altura, cada uma medindo entre 38 cm a 51 cm de largura. A maioria delas possuem formato hexagonal (com seis lados).

Os topos são planos e uniformes, parecendo se encaixar como uma espécie de favos. A parte maior da calçada começa na praia, na base dos rochedos.

Os enormes blocos de pedra encaixados simetricamente impressionam os milhares de turistas que vão ao lugar todos os anos.

A lenda em torno da Calçada do Gigante

De acordo com uma antiga lenda irlandesa, Finn MacCool de Antrim, na Irlanda, vivia em desavença com o gigante escocês Benandonner. Até que um dia, MacCool decidiu construir uma ponte sobre o mar e desafiar Benandonner para uma luta.

Ao atravessar a calçada da Irlanda para a Escócia, McCool descobriu que o gigante era maior do que ele havia imaginado. Então, ele voltou correndo de volta para Atrim.

McCool pediu ajuda a sua esposa, dizendo que desafiou Benandonner para uma luta e que o adversário era muito maior. Rapidamente, a esposa o vestiu como um bebê e o jogou num berço.

Quando Benandonner bateu na porta e viu o tamanho o bebê pensou: “Se o bebê é desse tamanho, imagina o pai”. Com medo, o gigante voltou correndo para a Escócia, destruindo a calçada no caminho para casa.

A ponte para o outro lado do mar havia desaparecido, mas os restos da calçada ainda permaneceram.

A popularização da Calçada do Gigante

A formação natural ficou conhecida por estar na capa do álbum Houses of the Holy, de 1973, da banda de rock britânica Led Zeppelin.

Deixe Um Comentário