Saiba mais sobre o misterioso Stonehenge

0

O Stonehenge é um monumento do tempo das civilizações megalíticas da Europa. A estrutura constituída por círculos concêntricos de pedras está situada na planície de Salisbury, na região sul da Inglaterra.

As pedras chegam a atingir uma altura de 5 metros de altura e pesam cerca de 25 toneladas.

A construção do Stonehenge

Como o Stonehenge foi construído é um grande mistério até os dias de hoje.

Mesmo após anos de pesquisa, ainda não há uma conclusão de como as pedras que pesam toneladas chegaram até o local do monumento, onde foram alinhadas de forma perfeita.

Acredita-se que a estrutura tenha sido construída em quatro estágios. Isso foi possível de ser definido por conta da diferença de métodos utilizados na construção.

As pedras são formados de doleriza azulada e arenito. Elas estão dispostas formando dois círculos simétricos que circundam blocos rochosos em formato semelhante a uma ferradura.

Ao redor do Stonehenge há ainda blocos de pedras isolados, que são chamados de “Pedra do Sacrifício”, “Pedra do Calcanhar” e “Pedra do Altar”.

Na construção original, a estrutura possuía trinta blocos verticais que eram sobrepostos por trinta blocos horizontais. Estes blocos formavam um círculo de trinta metros de diâmetro.

O período estimado da construção ocorreu entre os anos de 3100 a.C e 1100 a.C.

Pesquisadores acreditam que uma parte das pedras que compõe o monumento seja de uma pedreira do País de Gales. Com isso, elas tiveram que ser transportadas por aproximadamente 260 km.

Algumas teorias defendem que as pedras tenham chegado até o local como resultado de um deslocamento glacial. Já outras, dizem que as pedras já estavam no local quando os construtores chegaram.

Outra hipótese é de que troncos de árvores foram usados como rodas para fazer o transporte das pedras.

Conhecimentos matemáticos foram usados no Stonehenge

Mesmo aproximadamente dois mil anos antes da criação do Teorema de Pitágoras, o Stonehenge já tinha em sua construção conhecimentos matemáticos aplicados nos círculos de pedras, em especial o valor do π (Pi).

Isso prova que os europeus primitivos já tinham conhecimento e habilidades no ramo da matemática e engenharia, mesmo antes das culturas egípcias e mesopotâmicas.

O motivo da construção do Stonehenge

Uma das hipóteses é que o Stonehenge foi construído para ser uma réplica de um santuário de pedra. Outra teoria é de que o monumento tenha sido construído para cerimônias e rituais Druidas, que foi uma tribo Celta que viveu na região durante o Império Romano.

Ao traçar uma linha no chão atravessando o meio do círculo, a reta aponta para a posição que o sol nasce no verão. Por este motivo, estudos indicam que a construção da estrutura estaria ligada à praticas agrícolas, servindo para fazer uma demarcação do tempo, o que possibilitaria definir a melhor época de plantio e da colheita.

Assim como não se sabe como as pedras chegaram até o local, também não se sabe ao certo a finalidade da construção do monumento. Por esta razão, o Stonehenge segue sendo um mistério que ainda pode durar por muito tempo.

 

Deixe Um Comentário