Seria o Pé Grande apenas uma lenda?

0

O lendário Pé Grande já esteve presente em diversas produções cinematográficas norte-americanas. A criatura peluda se esconde em áreas de florestas e montanhas também é conhecida pelo nome de Bigfoot e Sasquatch.

Como surgiu a lenda do Pé Grande

A lenda do Pé Grande foi impulsionada no início da década de 1950 quando Eric Shipton, um alpinista britânico, publicou uma série de fotografias de pegadas gigantes na cordilheira Gauri Sankar, no Himalaia.

Pelas pegadas, estima-se se tratar de uma criatura bípede de mais de dois metros de altura e 200 quilos de peso.

Após esse primeiro indício, vários casos de avistamentos da criaturas foram relatados. Curiosamente, dessa mesma pegada originaram-se relatos sobre a criatura que nas regiões gélidas do Himalaia é conhecida como Yeti.

O que a ciência diz

Para a ciência, o Pé Grande seria descendente direto do Gigantopithecus, que é um primata já extinto. Este animal era maior do que os gorilas e possuía uma arcada dentária muito semelhante a de humanos.

Os dentes desse primata eram vendidos na China como amuletos com poderes de cura milagrosa. Os amuletos eram comercializados como sendo “dentes de dragão”.

Relatos de avistamentos do Pé Grande

Em 1967, os amigos Roger Patterson e Robert Gimlin registraram com uma filmadora de 16 mm imagens do Pé Grande.

A qualidade das imagens é baixa, contudo, é possível identificar o que seria um grande animal peludo andando em direção à mata. Esta é uma das poucas evidências de que o Pé Grande realmente existe.

Em 2001, o psicólogo Matthew Jonhson falou à impressa sobre o seu possível encontro com a lendária criatura. O fato teria ocorrido nas florestas do Monumento Nacional das Cavernas do Oregon, nos Estados Unidos.

O psicólogo contou aos meios de comunicação que a criatura que avistou tinha aproximadamente 2,5m de altura e exalava um cheiro insuportável.

De acordo com o relato, o Pé Grande teria ficado observando a família a uma certa distância sem fazer menção de atacá-los.

Quando encontrados por um guarda do parque, Matthew e sua família estavam em estado de choque, tamanho o terror da experiência que haviam passado.

Apesar dos diversos relatos de avistamentos do animal ao redor do mundo, nunca nenhum exemplar foi capturado.

Faltam provas da existência do Pé Grande

Mesmo com o avanço da tecnologia e a popularização de câmeras fotográficas e smartphones, ninguém conseguiu fazer a captura de uma imagem nítida da criatura.

Desse modo, muitos acreditam que o Pé Grande seja só mais uma lenda passada pela cultura popular por gerações.

Deixe Um Comentário