10 medos que quase todo mundo tem

0

Os medos são muito comuns em nossas vidas e todo mundo tem os seus. Esta sensação nos deixa vulneráveis e pode até mesmo ser um gatilho para problemas psicológicos, como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e síndrome do pânico.

Isso ocorre, pois a sensação da situação fora do controle faz com que nosso sistema nervoso fique em estado de alerta e despeje uma grande quantidade de adrenalina.

Confira uma lista dos medos mais comuns das pessoas:

1. Medo de viajar de avião

Ficar em um ambiente fechado há muitos pés de altura é um verdadeiro terror para muitas pessoas.

Há quem prefira enfrentar longas viagens de ônibus a pegar um avião ou até mesmo só fazer esse tipo de viagem sob efeito de remédios.

2. Medo de aranha

A aracnofobia é a definição para o medo de aranhas. Esse tipo de fobia atinge milhões de pessoas ao redor do mundo.

Não importa o tamanho da aranha ou se ela é venenosa, para essas pessoas se deparar com esse animal é um verdadeiro pavor, podendo causar crises de ansiedade e sintomas físicos como taquicardia, alteração de pressão, desmaios e, etc.

Ainda que pareça irracional, este tipo de medo pode ser justificado por ter aranhas que são extremamente perigosas e mortais.

3. Medo da morte

A morte é algo inevitável para todos os seres vivos e assusta muita gente.

É chamada tanatofobia o medo da morte e a pessoa pode tanto ter medo de morrer quanto de perder alguém que gosta.

Para não virar obsessão, recomenda-se a psicoterapia para tratar esse medo.

4. Medo de sangue

Você com certeza já ouviu falar de alguém que desmaiou ou passou mal ao ver sangue. O sangue pode ser seu ou de outra pessoa.

Muitas vezes, quem tem esse medo passa mal até mesmo ao ver um líquido semelhante a sangue.

5. Medo de altura

Este é um dos medos mais comuns e por isso, muitas pessoas evitam subir em locais altos. Brinquedos como roda gigante e montanha russa então? Nem pensar!

Geralmente em grandes alturas, as pessoas que possuem esse medo se sentem desconfortáveis, suando frio, com tontura ou dor de cabeça.

6. Medo do escuro

O medo do escuro é definido como nictofobia. É comum que a escuridão seja um gatilho para que a pessoa se sinta insegura ou em perigo.

Este medo pode ser causado por alguma experiência traumática do passado. Contudo, há estudos que indicam que o medo do escuro é universal e está presente em grande parte das pessoas.

Para quem tem essa fobia, ir ao cinema pode não ser tão confortável.

7. Medo de rato

Ratos são animais que causam asco. O medo irracional desse animal é chamado musofobia.

Muitas vezes, essa fobia é desencadeada por algum tipo de experiência com os ratos ou pelo simples fato de eles serem relacionados à sujeira e serem transmissores de doenças.

De certa forma, medos envolvendo animais não são incomuns.

8. Medo de barata

O medo de barata é chamado de catsaridafobia. Esta é uma fobia bastante comum e está ligada ao nojo e repulsa de um inseto que está relacionado a sujeita.

Para quem tem esse medo, não é tão simples matar uma barata. Ver esse inseto voando então é um verdadeiro filme de terror.

O que é algo corriqueiro para muitos, para quem tem medo, ver uma barata é a causa de mal-estar geral, e desenvolvimento de comportamento de fuga, que se caracteriza pelo coração acelerado, sudorese, ansiedade e entre outros sintomas.

9. Medo de locais fechados

A claustrofobia é o medo de estar em locais fechados. Para algumas pessoas, é um verdadeiro terror ficar em locais como elevadores, por exemplo, e isso se amplifica se tiver mais gente ao redor.

A claustrofobia desperta a ansiedade, síndrome do pânico, sudorese, boca seca, desmaio e entre outros sintomas.

10. Medo de falar em público

O medo de falar em público atinge uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo.

Em casos mais graves, esse medo incapacita as pessoas até mesmo de sair nas ruas ou faz com que elas evitem socializar para não ter que conversar com as pessoas.

Há até mesmo cursos voltados para ajudar as pessoas a superarem esse medo e passem a se expressar melhor e com maior segurança em público.

Deixe Um Comentário