5 esportes violentos praticados no mundo

0

Praticar um esporte é uma forma de socialização que traz benefícios à saúde do corpo e da mente. Mas existem esportes violentos que são legalizados e largamente difundidos.

Há esportes coletivos que se destacam por serem extremamente violentos, podendo deixar os competidores gravemente feridos ou até mesmo causar a morte.

Na prática desses esportes, muitas vezes, é exigido equipamento de proteção específico para amenizar os baques ocasionados pelo contato físico.

Fizemos uma lista com 5 esportes violentos praticados. Confira:

1. Futebol americano

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos como “footbal”, é uma variação do rugby em que os jogadores bloqueiam, empurram e perseguem uns aos outros usando a força do corpo para isso.

A força bruta e violência são artifícios usados para impedir que a bola seja levada para o campo do adversário.

É comum fazer do esporte uma metáfora para a guerra, já que no futebol americano há estratégias elaboradas e violência pessoal em que jogadores fortes e pesados se empurram mutuamente.

No esporte há uma linha de frente definida que se move para trás e para frente no campo. Essa linha de frente é que separa os jogadores de ataque e defesa.

2. Rugby

Originário na Inglaterra e Semelhante ao futebol americano, o rugby é um esporte que possui como objetivo marcar o maior número de pontos na partida.

Na modalidade “ruck”, os jogadores se empurram na tentativa de fazer a bola permanecer com o seu time.

Tudo é feito no corpo-a-corpo, já que não é permitido que os jogadores usem as mãos.

3. Polo Aquático

O polo aquático é um esporte coletivo que se assemelha ao handebol. Praticado em uma piscina, as equipes precisam acertar a bola no interior da baliza adversária.

Há duas regras no jogo, que são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos e também não se pode afundar a bola.

Pelo fato de empurrões e cotoveladas serem comuns, este esporte ficou também conhecido como rugby aquático.

4. Hóquei no gelo

O hóquei no gelo teve origem no Canadá. O objetivo do jogo é patinar no gelo e usar um taco para direcionar um disco de borracha que deverá ser colocado na rede do adversário.

Os jogadores utilizam equipamentos de proteção, para evitar consequências mais graves provenientes dos choques em quadra.

As brigas entre as equipes também são frequentes.

5. MMA (Mixed Martial Arts)

Um esporte que mistura diversos tipos de luta (boxe, jiu-jitsu, capoeira, judô, karatê e etc.), certamente, pode ser colocado entre os esportes violentos praticados.

Popularmente, MMA e vale tudo possuem o mesmo significado. O MMA permite tanto técnicas de luta no chão quanto golpes com o pé, sendo usada uma grande variedade de técnicas de artes marciais, como golpes que usam joelhos, cotovelos, punhos e pés.

Além disso, são usadas técnicas de imobilização do adversário.

É comum os combatentes saírem lesionados e até mesmo com fraturas, como foi o caso do lutador brasileiro Anderson Silva que teve a perna quebrada em 2013 em uma luta pelo Ultimate Fighting Championship (UFC).

Deixe Um Comentário