Os 5 maiores rios em extensão do mundo

0

Os rios possuem papel fundamental para o desenvolvimento de uma civilização. Não é à toa que as civilizações antigas cresceram às margens de rios, como o Rio Nilo, por exemplo.

Isso se explica pelo fato de o rio prover água para irrigação, condições de transporte, geração de energia, além de um ecossistema abundante.

A seguir, veja uma lista com os rios mais extensos do mundo:

5° – Rio Yangtzé – China

  • Extensão: cerca de 5.520 km

Localizado na China e também conhecido como Rio Azul, este é o maior rio da Ásia. A sua nascente ocorre nos montes Kunlun e sua extensão deságua no mar da China Oriental.

A bacia hidrográfica do rio Yangtzé é essencial para irrigar as regiões mais férteis da China.

Este rio, juntamente com o Rio Amarelo, tem grande importância na cultura, história e economia chinesa, além de ter uma grande variedade de ecossistemas e ser o habitat de diversas espécies em extinção, como é o caso do jacaré chinês.

4° – Rio Ob

  • Extensão: cerca de 5.570 km

O rio Ob  é o maior da Rússia. Seu afluente, o rio Irtysh se estende por quase 600 quilômetros.

O rio atravessa toda a Sibéria Ocidental, de norte a sul, e se destaca por conta de seu potencial econômico, além de ser essencial para a geração de energia hidroelétrica, transporte e irrigação.

Durante o inverno, algumas partes do rio Ob congelam e ficam cobertas de neve. Isso ajuda para que o nível alto das águas se mantenha.

3° – Rio Mississippi – Missouri

  • Extensão: cerca de 6.212 km

o Rio Mississipi corta os países dos Estados Unidos e Canadá e é o segundo curso de água mais longo dos Estados Unidos, ficando atrás somente do rio Missouri, que é seu afluente.

Os dois rios juntos constituem a maior bacia hidrográfica na América do Norte.

O rio se divide em alto Mississippi, com a nascente sul até o rio Ohio e baixo Mississippi, que vai do rio Ohio até a sua foz próximo a Nova Orleans.

A parte do alto Mississippi possui compotas e represas projetadas para que se tenha um canal para o tráfego de barcos comerciais.

Os lagos formados pelo rio são usados para recreação, pesca e navegação.

2° – Rio Amazonas

  • Extensão: cerca de 6.992 km

O rio Amazonas se estende pelos seguintes países sul-americanos: Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Guiana.

Ele é um dos mais extensos do mundo e, de longe o rio com o maior fluxo de água por vazão. A água que flui pelos rios da Amazônia equivale a cerca de 20% da água doce líquida da terra.

Este rio entra no Brasil a partir do Rio Solimões e em Manaus se une ao Rio Negro. A mistura das águas é que recebe o nome de Amazonas.

A sua foz, que é tida como mista por se apresentar em delta e estuário, segue até o Oceano Atlântico.

O rio Amazonas é o único rio com foz mista do mundo. Ao seu redor predominam as florestas equatoriais da Amazônia com um rico ecossistema e uma das maiores biodiversidades do mundo.

1° – Rio Nilo

  • Extensão: cerca de 7.088 km

Há uma controvérsia sobre qual o maior rio em extensão do mundo. Há estudos que defendem ser o rio Nilo e outros o rio Amazonas. Esse debate se deve por conta da origem desses rios.

A bacia hidrográfica do Rio Nilo compreende o Sudão, Sudão do Sul, Egito, Etiópia, Uganda, Tanzânia, Quênia, Ruanda, Congo, Burundi e Eritreia.

O Nilo é formado pela confluência de outros três rios, que são o Nilo Azul, Nilo branco e rio Atbara.

A foz do rio Nilo se dá no mar Mediterrâneo. Este rio é extremamente importante para o continente africano e sempre teve um papel fundamental para diversos povos, em especial para a civilização egípcia.

Para se ter uma ideia da importância do Nilo para o Egito, 90% da população se estabelece nas suas margens.

Deixe Um Comentário