Os 5 melhores exercícios físicos para o corpo

0

A prática de exercícios físicos ajuda no controle de peso, mas não somente isso, já que é sinônimo de saúde e bem-estar.

Entretanto, há atividades específicas que oferecem resultados ainda melhores. E o melhor, algumas delas não necessitam de nenhum equipamento e podem até mesmo serem feitas em casa ou na rua.

Saiba quais são os 5 exercícios físicos que mais fazem bem ao nosso corpo:

1. Caminhada

Atividade simples, democrática e de graça, que pode ser feita nas ruas ou na esteira, a caminhada tem diversos benefícios para a saúde.

A caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, o que melhora a oxigenação do corpo e a circulação de hemoglobina. Além disso, emagrece e ajuda na prevenção da depressão e demência.

A movimentação que a caminhada proporciona também tem efeito benéfico aos ossos, combatendo a osteoporose.

Este exercício é ótimo para quem quer uma mudança de estilo de vida. Um estudo mostrou que meia hora de caminhada por dia aumenta a longevidade.

2. Natação

A natação é tida como um exercício completo, já que faz uso de todos os músculos do corpo. Além disso, é uma atividade de impacto quase nulo, já que a água não força as articulações.

Entre os benefícios da natação estão: melhora a saúde do coração, estímulo na perda de peso, aprimoramento do sistema respiratório, desenvolvimento dos músculos, fortalecimento das articulações e etc.

A natação também reduz os riscos de diabetes do tipo 2 e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Se praticada regularmente, por cerca de 45 minutos, promove o aumento da frequência cardíaca.

3. Treino de força

O treino de força é aquele que usa cargas, halteres ou até mesmo o peso do próprio corpo.

Este tipo de exercício melhora o equilíbrio, agilidade, condição física e coordenação motora, que influenciam positivamente na performance em treinos e na prática de esportes.

O treinamento de força reduz a gordura do corpo, promove o aumento da massa magra e o fortalecimento dos músculos. A queima de calorias é alta. Por isso, é muito procurado por quem deseja emagrecer.

Este tipo de exercício é baseado em repetições e descanso.

4. Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa que também é tida como uma forma de meditação em movimento. Sua origem ocorreu na China, no século XIII, e é a arte marcial mais praticada na cultura oriental.

Os praticantes de Tai Chi combinam exercícios de respiração profunda com relaxamentos, que são feitos por movimentos suaves.

O exercício é indicado para todos, inclusive para idosos. Entre os benefícios do Tai Chi está a melhora do equilíbrio, aumento da força muscular, correção da postura e promoção do bem-estar geral.

5. Exercícios de Kegel

Esses exercícios são indicados para prevenir ou controlar a incontinência urinária e outros problemas pélvicos.

A atividade consiste na contração e descontração dos músculos pélvicos. A regularidade desses exercícios traz até mesmo benefícios para a vida sexual.

Para fazer é muito simples. Basta contrair o músculo pélvico por três segundos e depois soltar. Repita por 10 vezes em cinco momentos do dia.

Deixe Um Comentário