5 situações difíceis para quem sofre com a timidez

0

De acordo com o dicionário, a timidez é uma característica que envolve acanhamento excessivo.

Todos nós podemos nos sentir tímidos alguma vez na vida. Isso se deve à sensação de insegurança e impotência diante de uma situação, o que é completamente normal.

Contudo, o problema é quando a timidez acaba atrapalhando a vida social da pessoa, já que frequentemente essa vergonha excessiva vem acompanhada de baixa autoestima, insegurança, ansiedade, etc.

Nesses casos, recomenda-se até mesmo a psicoterapia que pode ajudar a fazer com que a pessoa tenha mais segurança diante das situações da vida.

Confira 5 situações que são extremamente difíceis para quem sofre com timidez:

1. Se socializar

Para pessoas tímidas é mais difícil fazer novos amigos ou estar em um local com várias pessoas, como um happy hour ou reunião, por exemplo.

Isso porque, a timidez prejudica a interação e socialização com outras pessoas e os tímidos acabam se sentido deslocados quando estão no meio de muita gente

Por isso, é comum que as pessoas que possuem esse traço de personalidade prefiram hobbies mais solitários, como games, leitura, cinema, etc.

2. Falar em público

Fazer uma apresentação em público, seja no trabalho, na escola ou em qualquer outra situação é uma tortura para os extremamente tímidos.

Há casos em que a pessoa até mesmo sofre um ataque de ansiedade com sintomas como sudorese, sensação de desmaio e náuseas.

Há até mesmo cursos especializados para melhorar a oratória e conseguir se expressar melhor em público.

3. Demonstrar interesse amoroso

Os tímidos têm bastante dificuldade de demonstrar que estão interessados em alguém no sentido amoroso. Isso se deve ao medo da rejeição ou por acharem que não estão à altura da outra pessoa, o que também teria relação com a baixo autoestima. 

Isso faz com que percam grandes oportunidades por medo de falarem o que estão sentindo ou tomar uma iniciativa.

4. Falar sobre si em uma entrevista de emprego

As entrevistas de emprego são definitivas para conseguir aquela vaga que tanto se almeja.

Quanto mais à vontade a pessoa estiver, mais ela vai conseguir mostrar segurança e falar de suas habilidades e pretensão na empresa, e maiores sãos as chances de conseguir a vaga.

Quando a dinâmica é em equipe, a situação pode ser ainda mais constrangedora para quem sofre com vergonha excessiva. Dessa forma, fica difícil se destacar.

Mesmo tendo talento, a pessoa pode se prejudicar por conta da timidez e acabar perdendo a vaga para alguém menos qualificado.

Não raro, os tímidos preferem atividades profissionais que não envolvam contato direto com o público e que possam ser desempenhadas de forma mais solitária.

5. Tirar a roupa para exame médico

Há exames médicos que exigem que o paciente tire a roupa. Esse é um momento bastante constrangedor para quem sofre com timidez. Não é nada fácil ter seu corpo analisado por um estranho.

Mas, é preciso pensar que os profissionais de saúde estão acostumados com essa situação e enfrentar esse sentimento de acanhamento pensando primeiro na saúde.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário