Os 5 tubarões mais perigosos para humanos

0

Os tubarões são sinônimo de terror para banhistas, surfistas e mergulhadores. Isso porque, eles são animais vorazes e carnívoros, que podem se alimentam de carne humana.

Há aproximadamente 400 espécies de tubarões catalogadas, mas apenas uma minoria apresenta real perigo aos humanos. Muitos deles só atacam se forem provocados ou se confundirem uma pessoa com um animal de sua cadeia alimentar.

No Brasil, a maioria dos ataques a humanos por tubarões ocorrem em Recife, no Nordeste brasileiro.

A seguir, veja uma lista com os 5 tubarões mais perigosos para humanos:

5° – Tubarão-cinzento-dos-recifes

Tubarão-cinzento-dos-recifes

O tubarão-cinzento-dos-recifes é tido como um grande predador dos mares, sendo um potencial perigo para os humanos.

Eles são de maior atividade no período noturno e podem ficar imóveis nas profundezas por muito tempo. Eles são uma espécie com grande atividade social e estão sempre nadando em conjunto.

Esta espécie é comum nas águas do Oceano Pacífico, vivendo em áreas costeiras próximos aos recifes de corais. Chega a medir até 2,5 m de comprimento.

4° – Tubarão-martelo

Tubarão-martelo

O tubarão-martelo é conhecido por conta das projeções que possui nos dois lados da cabeça, onde estão as narinas e os olhos.

Este peixe é um predador agressivo que habita as áreas temperadas e quentes dos oceanos. Ele se desloca em cardumes que podem ter até 100 indivíduos.

Estes tubarões podem atingir até 6 metros de comprimento.

3° – Tubarão-tigre

Tubarão-tigre

O tubarão-tigre habita águas tropicais e subtropicais, sendo comum nos mares do Nordeste brasileiro.

Este tubarão pode chegar a medir até 6 metros de comprimento e possui o corpo robusto, focinho curto e arredondado e cabeça achatada e larga.

Os dentes têm formato triangular, semelhante a um abridor de latas. A estrutura óssea permite cortar a carne, ossos e até mesmo os duros cascos de tartaruga com facilidade.

O tubarão tigre está entre as espécies que mais estão ligadas com fatalidades envolvendo humanos.

2° – Tubarão-branco

Tubarão-branco

O tubarão-branco é um dos maiores peixes predadores existentes e pode viver nas águas costeiras de todos os oceanos. A espécie pode atingir até 7 metros de comprimento e pesar mais de 2 toneladas.

A boca deste animal é grande e arredondada, em formato de arco. Ela permanece sempre aberta, deixando à mostra uma fileira de dentes, que são serrados, grandes, largos e em formato triangular.

Ao contrário dos outros tubarões, este não possui espaço entre os dentes. Atrás da primeira fileira de dentes, há uma segunda ou terceira que fica em constante crescimento.

Por terem uma dieta diversificada e serem bastante agressivos, os tubarões-brancos apresentam riscos aos seres humanos.

Apesar do nome, este tubarão é branco apenas no ventre. Seu dorso é acinzentado ou azulado.

1° – Tubarão-cabeça-chata

Tubarão-cabeça-chata

O tubarão-cabeça-chata pode viver tanto na água doce quanto salgada e chega a medir até 3,5 m de comprimento.

A mandíbula inferior desse tubarão tem uma dentição que se assemelha a pregos. Essa estrutura ajuda a segurar a presa, enquanto os dentes superiores, em formato triangular,  dilaceram a carne.

Os tubarões dessa espécie têm o hábito de chacoalhar a presa com a cabeça, tornando-o ainda mais mortal.

O tubarão cabeça chata é a principal espécie a atacar humanos em áreas fluviais. Eles são capazes até mesmo de subir o rio Amazonas e chegar até Manaus.

Deixe Um Comentário