As 7 maravilhas naturais do mundo

0

As 7 Maravilhas Naturais do Mundo foram eleitas por votação pela New7Wonders. Entre os anos de 2007 e 2009 pessoas de todo o mundo votaram para escolher os monumentos naturais mais espetaculares do seu país.

Em 2011, dentre 28 finalistas foram escolhidas sete. Conheça as 7 Maravilhas Naturais do Mundo:

1. Rio Amazonas

O Rio Amazonas é um dos mais extensos do mundo, tendo 6.992,06 km de comprimento e mais de mil afluentes. Ele também é o rio com maior fluxo de água por vazão. A água que flui pelos rios amazônicos corresponde a 20% da água doce em estado líquido do nosso planeta.

Há discordâncias de onde exatamente o rio começa. Há quem considere que a corrente principal do Amazonas nasce a partir do encontro de rios em Iquitos, no Peru.

No Brasil, a parte mais conhecida do Amazonas é o encontro das águas entre o Rio Negro e Solimões, em Manaus.

O rio, que faz parte do ecossistema amazônico, é considerado uma maravilha natural por conta dos ecossistemas que existe em si e ao seu redor.

2. Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa

Localizado a cerca de 80 km a norte do centro de Puerto Princesa, este Parque Nacional é uma área protegida nas Filipinas desde 1992. O local mescla paisagens de carste, que é um tipo de relevo geológico, de calcário com um rio subterrâneo.

Em 2010, um grupo de pesquisadores descobriu que o rio subterrâneo possui dois andares e que também abriga cachoeiras subterrâneas. Uma das característica do rio é que ele emerge diretamente para o oceano e a sua parte mais baixa é influenciada pelas marés.

Os visitantes podem chegar ao rio subterrâneo em um passeio de barco.

3. Cataratas do Iguaçu

Esta é mais uma das 7 Maravilhas Naturais que se estendem por território brasileiro.

As Cataratas do Iguaçu é monumento natural localizado em parte no Brasil e em parte na Argentina.

O Rio Iguaçu tem sua nascente em Curitiba e percorre o estado do Paraná até Foz do Iguaçu, que é fronteira da cidade de Misiones, na Argentina.

As águas do Rio Iguaçu formam as Cataratas do Iguaçu, que são as maiores do mundo e são compostas por cerca de 275 quedas de água.

No Parque Nacional Iguaçu e no Parque Nacional Iguazú é possível fazer passeios de barco próximo às quedas ou até mesmo sobrevoar a área de helicóptero.

A área total dos dois parques possui 250 mil hectares de floresta subtropical e desde a década de 1980 recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO.

4. Ilha de Jeju

A ilha sul-coreana de Jeju foi criada por erupções vulcânicas a cerca de dois milhões de anos.

O local é reconhecido por conta de sua paisagem vulcânica com crateras e tubos de lava, que se assemelham a cavernas.

O monte Halla é um vulcão adormecido que possui trilhas para caminhada. No cume, de 1950 metros, há um lago e o templo Gwaneumsa.

Ao redor do monte Halla há outros 360 vulcões e diversas cavernas com túneis.

5. Montanha da Mesa

Localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, a Montanha da Mesa é um planalto com cerca de 3 km de comprimento.

O local é uma das principais atrações turísticas da África do Sul. Os visitantes podem fazer uma escalada ao topo da montanha ou fazer a subida por um teleférico.

Por conta de sua notoriedade, a Montanha da Mesa é representada na bandeira no escudo oficial da Cidade do Cabo.

6. Baía de Ha long

Localizada no Vietnã, a Baía de Ha long possui cerca de 1.969 pequenas ilhas de calcárias. A maior parte dessas ilhas não estão habitadas e possuem um grande número de praias, grutas e cavernas.

A tradução para o nome da ilha é “onde o dragão entra no oceano”. De acordo com uma lenda local, um grande dragão que vivia nas montanhas correu para a baía e com sua cauda cavou vales que foram preenchidas com água, os pequenos pedaços de terra na superfície são as ilhas da baía.

7. Ilha de Komodo

Esta ilha da Indonésia é famosa por ser o habitat do dragão-de-komodo, o maior lagarto do mundo.

A ilha tem apenas dos mil habitantes e faz parte da área de proteção do Parque Nacional de Komodo, que foi fundado em 1980 é constituído por outras ilhas também de origem vulcânica.

O parque foi criado com o objetivo de proteger a flora, a fauna marinha e o seu mais ilustre habitante, o dragão-de-komodo.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário