Os animais com a gestação mais longa

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A gestação dos humanos dura uma média de 40 a 42 semanas. Este é o tempo necessário para que o feto se desenvolva no útero.

No reino animal, entretanto, há espécies de mamíferos em que a gestação pode chegar a quase dois anos. Percebe-se que o tamanho do animal está relacionado a tempos mais longos de gestação.

Descubra quais são as gestações mais longas do reino animal:

5° – Girafa

As girafas dão a luz ao filhote em pé. Por isso, é preciso que o filhote já nasça forte e desenvolvido

A duração da gestação das girafas é de até 15 meses (450 dias).

Elas dão a luz ao filhote em pé. Por isso, é preciso que a girafinha já nasça forte e desenvolvida o suficiente para suportar a queda do nascimento, considerando que a girafa adulta possui uma média de altura de 4m a 5,5m.

O filhote já nasce com uma altura de 1,5 a 1,7 metros.

4° – Morsa

O feto só começa a se desenvolver no útero da morsa a partir do quarto mês de gestação

As morsas começam a ovular entre os quatro e seis anos de idade. A gestação desse mamífero aquático dura em torno de 15 a 16 meses (entre 450 e 480 dias).

Uma curiosidade é que o feto só começa a se desenvolver no útero da mamãe a partir do quarto mês de gestação.

O desenvolvimento atrasado da espécie está ligado à evolução natural da espécie, pois, dessa forma, a temporada de acasalamento não é prejudicada.

3° – Baleia Cachalote

Em geral, as fêmeas de baleias cachalote as fêmeas dão à luz a cada seis anos

A gestação das baleias cachalotes pode durar até 16 meses (cerca de 480 dias).

A fertilidade dessas baleias começa em torno dos nove anos e em geral, as fêmeas dão à luz a cada seis anos. O seu filhote é amamentado por até dois anos.

A cachalote também possui o maior cérebro entre todas as espécies vivas da Terra, sendo animais extremamente inteligentes que possuem sistemas de comunicação em seus grupos sociais.

Esta espécie de baleia, ficou popular, em parte, pela sua representação na famosa obra literária “Moby Dick”, que também foi adaptada ao cinema.

2° – Rinoceronte

A gestação da fêmea de rinoceronte-branco pode chegar a 18 meses (cerca de 540 dias)

A gestação de um rinoceronte-negro dura de 15 a 16 meses (entre 450 e 480 dias). Já a do rinoceronte-branco pode chegar a 18 meses (cerca de 540 dias).

Aos quatro anos de idade a fêmea já é adulta e está apta a ter a sua primeira cria. As fêmeas grávidas passam um longo período longe do bando para que o filhote nasça tranquilamente.

1° – Elefante

Os elefantes asiáticos e africanos têm as gestações mais longas do reino animal

As espécies de elefantes, como os elefantes asiáticos e africanos, são os animais com as gestações mais longas do reino animal, durando de 18 a 22 meses (entre 540 dias a 660).

O tempo de gestação permite que os filhotes de elefante nasçam com o cérebro bastante desenvolvimento, já sendo possível que eles reconheçam a estrutura social complexa do grupo em que estão inseridos.

Ao nascer, os filhotes de elefantes também já conseguem se alimentar com a ajuda da tromba.

A gestação das elefantas possui essa longa duração por conta de um desenvolvimento hormonal diferenciado, que não foi observada em nenhuma outra espécie.

O bebê elefante nasce com pesando cerca de 100 quilos e medindo 1 metro de altura. Apenas um filhote é gerado por gestação.

Ao longo de sua vida (que dura cerca de 80 anos), a elefanta pode ter até cinco filhotes.

Share.

Leave A Reply