Além dos dinossauros, diversas outras espécies de animais gigantes viveram na Terra há milhares de anos. Isso é comprovado por meio da descoberta de fósseis, que permitem supor a aparência e hábitos desses animais.
Muitas dessas espécies evoluíram até chegar na forma que conhecemos nos dias atuais.
Conheça 7 animais gigantes que viveram na pré-história:
1. Megalodon

O Megalodon foi uma espécie de tubarão branco gigante que viveu no período Mioceno, no Oceano Pacífico, há aproximadamente 20 milhões de anos atrás.
Quando adulto, este tubarão chegava a medir entre 15 a 20 metros de comprimento e a pesar cerca de 50 toneladas.
Há uma teoria de que os megalodontes adultos eram predadores de baleias. Eles teriam sido extintos quando os mares polares se tornaram extremamente frios para a existência dos tubarões.
Os fósseis encontrados desses animais são da arcada dentária e da centra vertebral, já que os esqueletos dos tubarões é formado por cartilagem.
2. Titaniboa cerrejonensis

Trata-se de uma serpente gigante que viveu no período Paleoceno, há cerca de 60 milhões de anos.
A Titanoboa cerrejonensis chegava a atingir 13 metros de comprimento, 2 metros de diâmetro e pesar mais de 1 tonelada.
Os fósseis desse animal gigante foram encontrados nas florestas tropicais da América do Sul.
Por conta do tamanho, a serpente não possuía predadores e não se sabe o que levou a extinção da espécie.
3. Megatério

Este animal foi uma preguiça gigante que viveu na Terra entre o período Plioceno e Plestoceno, há cerca de 20 mil anos.
O Megatério poderia ser encontrado nas florestas da América do Norte e do Sul, onde se alimentava de folhas.
Mesmo sendo um gigante, os megatérios possuíam muitos predadores, como os lobos e os felinos de grande porte, por conta do comportamento pacífico.
O tamanho da preguiça gigante correspondia a um elefante de porte médio.
4. Arthropleura

O Arthropleura era um artrópode, semelhante a uma centopeia, que chegava a medir até 3 metros de comprimento.
Este animal viveu há 330 milhões de anos na Terra, durante o período Carbonífero. Ele poderia ser encontrado no nordeste da América do Norte e na Escócia.
Os hábitos alimentares do Arthropleura é algo que é discutido pelos cientistas. Acredita-se que eles possuíam mandíbulas fortes e, por isso, seriam carnívoros.
Entretanto, mais recentemente, foram descobertos fósseis dos animais com pólen no intestino, o que sugerem que poderiam ter sido herbívoros.
5. Jaekelopterus

Este animal era uma espécie de escorpião pré-histórico que viveu há cerca de 390 milhões de anos na Terra.
Estima-se que o Jaekelopterus chegasse a medir até 3 metros de comprimento. O fósseo de uma quelícera encontrada do animal media cerca de 46cm.
Os cientistas acreditam que este animal era uma ancestral aquáticos do aracnídeos e que ele habitava os rios e pântanos.
6. Mamute

O Mamute viveu no período Paleolítico e foi extintos há cerca de 5.600 anos, provavelmente por causa das alterações climáticas com o fim da última Era do Gelo.
Parente direto dos elefantes, os mamutes possuíam presas de marfim encurvada e trombas. Eles podiam medir até cinco metros de altura e pesar entre 15 e 20 toneladas. O corpo deles era recoberto de pelos.
Esses animais gigantes viveram na África, America do Norte, norte da Ásia e possivelmente na América do Sul. Eles foram uma importante fonte de alimento para o homem pré-histórico.