Os animais mais inteligentes do planeta

0

O ser humano é o animal mais inteligente do planeta por ser racional e possuir consciência de linguagem. Já em relação aos outros animais, não há um consenso sobre qual teria maior inteligência.

Entretanto, há animais que se destacam por suas habilidades cognitivas. Confira alguns deles:

1. Orangotango

Os primatas possuem o cérebro mais desenvolvido, o que faz com que mostrem um grau de inteligência elevado.

Os orangotangos são nativos da Malásia e Indonésia e passam a maior parte do tempo nas árvores.

No grupo dos primatas, os orangotangos estão entre os animais mais inteligentes.

2. Chipanzé

Os primatas estão próximos ao humano em relação à evolução. Os chimpanzés, por exemplo, possuem o DNA muito parecido com o nosso.

Os chimpanzés possuem boa memoria e a capacidade de utilizar ferramentas para facilitar a vida deles. Além disso, eles já demonstraram capacidade matemática igual ou superior que a dos humanos.

Esses animais até mesmo conseguem se comunicar com os humanos por sinais, caso sejam estimulados. Por esse motivo, eles são considerados os animais mais inteligentes dos primatas.

3. Porco

Quando se fala de animais domésticos, o porco é tido como o mais inteligente.

Os porcos superam o grau de inteligência de cachorro e gatos. Eles conseguem compreender a imagem deles refletidas em um espelho, por exemplo.

Em um teste feito com eles para mover um cursor em uma tela com o focinho e, assim, diferenciar imagens que já tinham visto daquelas que estavam vendo pela primeira vez, os porcos se saíram melhor até mesmo que os chimpanzés.

4. Polvo

Os polvos são considerados os animais mais inteligentes entre os invertebrados.

A partir de testes foi possível comprovar que os polvos têm boa memória para fatos recentes e também conseguem se comunicar a partir de luzes, cores e padrões.

Eles também conseguem manipular objetos, como pegar coisas e abrir frascos.

5. Cachorro

Dentre os animais domésticos, os cachorros também apresentam grande inteligência.

Eles são capazes de captar emoções humanas e comunicar o que querem.

Se treinados, os cães também obedecem a comandos e podem atuar como farejadores ajudando policiais e bombeiros.

Os cães também podem servir de guias para deficientes visuais.

6. Baleia

Entre os mamíferos aquáticos, as baleias são tidas como animais com alta capacidade cognitiva, tendo capacidade de comunicação e táticas para facilitar sua vida no fundo do mar.

Quando desejam se alimentar sem muito trabalho, as baleias soltam bolhas ao redor dos cardumes, o que forma uma espécie de rede.

Assim, elas podem comer quantos peixes quiserem.

7. Corvo

O corvo é a ave com o maior Q.I, conseguindo imitar o som da linguagem humana. Tal qual os papagaios, eles aprendem por meio da observação.

Os corvos são capazes de memorizar rostos humanos e fazer o reconhecimento mesmo após anos.

Os corvos também têm memória de fatos, que utilizam para experiências futuras. Eles também buscam objetos na natureza para servir como ferramentas.

8. Papagaio

Os papagaios são reconhecidos por sua capacidade de imitar vozes e sons humanos.

Essas aves repetem os sons de forma parecida como os humanos aprendem a falar, ou seja, imitando o comportamento e através da repetição.

O mais espantoso é que cientistas comprovaram que as aves não somente imitam, mas também conseguem compreender o que significa algumas palavras isoladas e empregar e fazer combinação de verbos com substantivos.

Isso mostra que eles possuem uma grande capacidade cognitiva.

9. Golfinho

O golfinho, assim como a baleia, também é um animal marinho com uma inteligência acima da média.

Os cientistas descobriram que esses animais possuem uma linguagem própria e conseguem se comunicar entre si. Contudo, ainda não conseguiram decifrar essa linguagem.

Se forem treinados, os golfinhos ficam aptos a receber comandos. Esses animais são atrações em diversos aquários do mundo.

10. Elefante

Os elefantes também estão entre os animais mais inteligentes. Eles vivem em grupos e formam uma sociedade complexa e estruturada, onde uma hierarquia é seguida.

Eles são solidários aos outros animais da floresta e também podem demonstrar ódio para com aqueles que consideram inimigos.

Os elefantes seguem rituais fúnebres, visitando até mesmo o túmulo de integrantes do grupo.

Deixe Um Comentário