Bolton Strid: O trecho de rio engolidor de gente

0

O Bolton Strit ou The Strid é considerado um dos lugares mais perigosos do mundo. Ele está situado entre Barden Tower e Abadia de Bolton, em Yorkshire, na Inglaterra.

Localização de Bolton Abbey

A região em que o Bolton Strid está é conhecida como Bolton Abbey. Lá há um trecho do rio Wharfe que desce a montanha por meio de uma floresta.

À primeira vista, parece um rio inofensivo, com águas tranquilas e serenas, mas é uma verdadeira armadilha da natureza.

Bolton Abbey, Yorkshire, Inglaterra

O rio Wharfe possui aproximadamente 97 quilômetros de extensão e doze metros de largura, mas se transforma em um gargalo estreito de somente um metro de diâmetro. É nesse local que a correnteza forte que passa por baixo das pedras cria um abismo que não se sabe ao certo a profundidade e que tem causado muitas mortes.

Bolton Strid visto de cima

Rochas no Bolton Strid escondem labirintos de cavernas

É provável que ao longo de muito tempo a água tenha esculpido um labirinto de canais subterrâneos por baixo das pedras que estão nas margens do rio.

Acredita-se que há uma constituição gigantesca e misteriosa de cavernas e labirintos por baixo das margens calmas do rio.

Rio Wharfe

Há muitas histórias de pessoas que escorregaram e foram sugadas pelo rio. Os moradores da região dizem que ninguém que caiu nessas águas conseguiu sobreviver. Nem mesmo os corpos das vítimas desafortunadas teriam sido encontrados.

O rio possui trechos rasos, mas ainda sim bastante perigosos, pois a correnteza pode arrastar quem estiver nadando nas águas para os locais mais profundos.

Bolton Strid

Por parecer inofensivo, muitas pessoas tentaram saltar sobre as pedras no trecho estreito do rio ou até mesmo atravessar a água acreditando que seria raso.

Atualmente, há placas de aviso pregadas nas árvores em toda a área alertando para as pessoas não tentarem saltar, nadar, mergulhar ou atravessar o rio, por conta dos perigos do local.

Placa de proibição avisando dos perigos do rio Wharfe

Em março de 2010, um menino de oito anos morreu quando estava comemorando seu aniversário com os amigos nadando na parte calma do rio.

O garoto foi arrastado pela correnteza e desde então blocos de concreto foram colocados no rio para evitar outros acidentes.

Blocos de pedra foram colocados para travessia segura do rio Wharfe

Morte teria sido causa de terras do rio terem sido doadas para mosteiro

Uma história muito antiga relata que o filho de Lady Alice de Romilly, William de Romily, por volta de 1154, tentou saltar sobre o trecho do rio enquanto caçava, mas acabou caindo nas águas e nunca mais foi visto.

Sua mãe ficou muito triste e doou as terras por onde o rio faz sua travessia para que o mosteiro Bolton Priory fosse construído. Esta história trágica é narrada no poema “A força da oração”, de William Wordsworth.

Correnteza em trecho de queda d'água do Bolton Strid
Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário