As causas e consequências do aquecimento global

0

O aquecimento global está associado ao fato do aumento exagerado da temperatura média do planeta que tem sido registrado nas últimas décadas.

Esta anormalidade está relacionada, principalmente, às práticas humanas. Contudo, há quem discorde quanto a isso no campo científico.

A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, que é um fenômeno natural que mantém o calor na Terra.

Contudo, o efeito estufa vem ocorrendo de forma mais intensa, por conta da poluição do ar causada por intervenções humanas.

O que o órgão oficial diz sobre o aquecimento global

O principal órgão responsável pela divulgação de estudos do aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O IPCC diz que não se deve haver discussão sobre a existência do aquecimento global, já que há a comprovação de diversas mudanças climáticas ao longo dos últimos anos e de como as ações do homem influenciam nesse processo.

Estudos feitos pelo IPCC comprovaram que o século XX, por conta das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história e, por isso, o planeta sofreu as consequências ambientais desse período, incluindo o aumento nas temperaturas médias do planeta em 0,7 ºC.

Infelizmente, as estimativas para o século XXI não são animadoras, pois deve haver o aumento de mais de 1ºC, caso haja a preservação da atmosfera. Se isso não ocorrer o aumento pode ser de 1,8ºC a 4ºC.

Esta é uma previsão mais pessimista caso haja aumento da poluição e não se pense em ações que minimizem o aquecimento global.

As causas do aquecimento global

Como falamos anteriormente, as causas do aquecimento global são, em sua maioria, relacionadas às práticas humanas de forma não sustentável.

O homem degrada o meio ambiente a partir de ações como a poluição, desmatamento e queimadas.

A destruição das florestas contribui para o aquecimento global, pois promove um desequilíbrio climático. Isso porque, a vegetação possui como função o controle dos regimes de chuva e das temperaturas.

Neste sentido, a Floresta Amazônica fornece de forma considerável umidade para a atmosfera, atuando no controle das temperaturas e frequências de chuvas em boa parte do continente sul-americano.

Assim, o desmatamento, causado principalmente por ações do agronegócio, contribui para a diminuição dos índices de chuvas em vários lugares.

Outra causa importante do aquecimento global é a emissão de gases-estufa, como o dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). O dióxido de carbono é gerado, principalmente, pela queima de combustíveis. O metano, pela pecuária, aterros sanitários, queima de combustíveis e biomassa. Já o óxido nitroso é emitido na chaminé das fábricas.

A poluição das águas também está ligada ao aumento do aquecimento global, pois nos oceanos há fitoplânctons e algas marinhas responsáveis pela absorção de gás carbônico. Assim, a poluição destrói o habitat dessas espécies e interfere no ecossistema.

As consequências do aquecimento global

As consequências do aquecimento global são muitas, sendo as principais:

  • O degelo das calotas polares, o que faz com que o habitat de diversas espécies animais fique cada vez menor;
  • Elevação do nível dos oceanos;
  • Aumento das temperaturas;
  • Maior ocorrência de períodos de seca;
  • Menor disponibilidade de água no planeta;
  • Extinção de espécies;
  • Desequilíbrio ecológico.

Discussões acerca das mudanças climáticas

Não há consenso na comunidade científica sobre a ocorrência do aquecimento global e suas causas.

Para os chamados “céticos do clima”, o aquecimento global é uma farsa que não se baseia em fatos científicos, o que causa alarmismo na população.

Para quem defende essa corrente, o gás carbônico não causaria efeitos conclusivos sobre o clima e não estaria relacionado à intensificação do efeito estufa.

Entretanto, os recursos ambientais precisam ser preservados, com políticas que visem a redução da poluição e desmatamento e preservação dos recursos hídricos, já que o clima não é o único que é afetado por essas ações predatórias, que também causam problemas de saúde aos humanos, desequilíbrio no ecossistema, falta de água e recursos e diversas outras ocorrências.

Deixe Um Comentário