As cidades mais altas do mundo estão localizadas a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Por conta da altitude elevada, o oxigênio é mais raro, o que faz com que as pessoas, ainda mais as que não estão acostumadas, cansem com facilidade.

Veja a lista das cidades mais altas do mundo:

5° – Ukdungle – Índia

Este pequeno complexo militar do deserto indiano está a uma altura média de 4.659 e fica localizado no distrito de Leh, em Ladakh, no norte da Índia.

Para chegar até Ukdungle é preciso percorrer uma trilha que começa na vila de Chepsi. A subida é bastante íngreme.

Esta pequena cidade está localizada próxima à Cordilheira do Himalaia, que é a mais alta cadeia de montanhas do mundo. Lá é possível ir até ao Observatório Hanle e apreciar uma visão de tirar o fôlego.

4° – Colquechaca – Bolívia

Colquechaca é uma pequena cidade da Bolívia, capital da província de Chayanta, do departamento de Potosí. Trata-se da cidade mais alta da Bolívia. A maior parte de sua população é composta de descendentes de indígenas que falam a língua quíchua.

A cidade, que está a 4.692 metros acima do nível do mar, é valorizada pela grande quantidade de minas que possui.

3° – El Aguilar – Argentina

El Aguilar é uma cidade do Altiplano argentino, que é uma parte dos Planaltos dos Andes, e está localizada ao norte da província de Jujuy, sendo pertencente ao departamento de Humahuaca. A população média da cidade é de 3.655 habitantes.

A cidade é um dos centros urbanos mais altos da Argentina. O clima é extremamente frio e seco. Por conta da elevada altitude, cerca de 4.895 metros, e transparência do céu, El Aguilar apresenta elevados níveis de radiação solar.

Ademais, a economia da cidade é marcada pela atividade mineradora.

2° – Wenquan – China

Wenquan é um pequeno assentamento na província de Qinghai, na China, sendo um dos pequenos assentamentos que servem à Rodovia Nacional 109 da China, que é a estrada principal para se chegar ao Tibete. A cidade está no Guinness Book – O livro dos Recordes como a cidade mais alta do mundo.

Contudo, existe divergência sobre qual é mais alta. A altura de Wenquan é de 5.019 metros.

1° – La Rinconada – Peru

Situada a 5.100 metros acima do nível do mar, La Rinconada é uma cidade dos Andes Peruanos. A cidade teve um boom populacional entre 2001 e 2009 e cresceu cerca de 235%  por conta de uma corrida pelo ouro.

A economia de La Rinconada é baseada principalmente na extração do ouro. Muitos mineiros trabalham na cidade em um sistema chamado cachorreo, em que eles trabalham 30 dias sem nenhum pagamento e no 31º eles podem obter todo o minério que puderem carregar nos ombros. Se nesse minério há ouro é uma questão de sorte.

A cidade, que ocupa o primeiro posto entre as cidades mais altas do mundo, é bastante carente e sofre de uma grande contaminação de mercúrio. Lá também não há saneamento básico.