Situada na mina de Naica, no estado de Chihuahua, no México, a Caverna dos Cristais encanta curiosos e pesquisadores de todo o mundo.
O maior cristal presente na caverna mede aproximadamente 11 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro. O peso aproximado desse cristal é de 55 toneladas.
Os cristais gigantescos são constituídos de um mineral natural chamado de selenite, que é originário da composição química de sulfato de cálcio hidratado.
Entrar na caverna é considerado perigoso
É tido como um grande perigo entrar na Caverna dos Cristais. Isso porque, a temperatura no interior da caverna chega aos 58ºC.
Além disso, a umidade do ar chega a 100%. Nessas condições climáticas ocorre a condensação dos fluidos do pulmão.
Por isso, para entrar na caverna, é preciso que se use uma roupa especial com compartimentos para armazenar gelo e equipamentos de respiração, como uma máscara que fornece ar fresco.
Uma pessoa que adentre a caverna sem equipamento pode vir a óbito em um período de apenas 10 minutos.
Além de ser um local totalmente inóspito em relação ao clima, os cristais gigantes são extremamente afiados, o que dificulta na locomoção dos visitantes.
Visita ao local é controlada
Além de possuir condições extremamente adversas, há o problema de retirada dos cristais para a venda no mercado negro para colecionadores.
Por isso, o governo de Naica e os proprietários da mina passaram a controlar a entrada de visitantes. Atualmente, é permitida apenas a entrada de geólogos e pesquisadores.
Local foi descoberto por acidente
A caverna que abriga os cristais está situada a aproximadamente 300 metros de profundidade.
A descoberta deste local único no mundo é recente e ocorreu no ano de 2000 por acidente, enquanto trabalhadores escavavam um túnel de ligação.
A descoberta chamou atenção de geólogos de todo o mundo. Esses profissionais acreditam que provavelmente há ocorrências semelhantes de cavernas de cristais em outras partes do mundo, mas estas ainda não foram descobertas.
A formação dos cristais
A caverna está localizada sobre uma câmara de magma em uma falha geológica. O magma é uma massa pastosa composta por minerais, que pode ser encontrada em grandes profundidades abaixo da superfície terrestre.
Após uma erupção vulcânica o magma é resfriado lentamente e se cristaliza, dando origem a rochas ígneas. Essas rochas dão origem aos cristais.
O calor do magma aquece as águas armazenadas nas câmaras. Esta água atinge uma temperatura em torno de 50ºC e fica impregnada com os minerais que estão em grande quantidade no local. Essas condições propiciam o crescimento dos cristais.
Entretanto, esse crescimento é bastante lento. Os pesquisadores estimam que os cristais demorem entre 500 mil a 1 milhão de anos para se formar.
O crescimento diário dos minerais é de apenas um bilionésimo de metro.
Caverna será fechada
Brevemente, quando a exploração mineral na caverna não for mais viável, as bombas de água serão retiradas do local, que ficará submerso.
Com isso, os cristais voltarão a crescer.