Conheça a espetacular florada do Atacama

0

No Deserto do Atacama, no Chile ocorre um fenômeno incrível que deixa o deserto todo florido. A florada do Atacama pode ser vista com vários anos de intervalo e é impossível prever quando ocorrerá.

O deserto do Atacama fica localizado na região norte do Chile e se estende por cerca de 1.000 km até a fronteira com o Peru.

O Atacama é um dos lugares mais secos do mundo, sendo as chuvas no local muito raras. Isso porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem chegar ao deserto, tido também como o mais alto do mundo.

As temperaturas no deserto variam de 0°C à noite e 40ºC durante o dia. Por conta das condições extremas, há poucas cidades e vilas na região.

A vila mais conhecida é São Pedro de Atacama, que é o principal ponto de encontro de viajantes que desejam conhecer o Atacama.

Florada do Atacama não ocorre todos os anos

A florada do Atacama é um fenômeno tão belo quanto incomum, pois ocorre com vários anos de intervalo.

A florada depende exclusivamente das condições climáticas, já que é necessário que haja chuva para o florescimento.

Além das chuvas, é preciso também que o vento não seja muito forte para que não destrua a estrutura das flores. A temperatura e a incidência solar também contribuem para o fenômeno.

O tapete florido já chegou a aparecer a cada cinco anos ou mesmo dez.

É necessário que chova para a florada acontecer

Quando há a abundância de chuvas, a florada começa no início da primavera e as sementes de centenas de espécies de flores desabrocham.

A última florada do deserto foi em 2017, que foi considerada a maior florada desde 1997.

Em 2015 também foi possível ver o tapete de flores no deserto, mas não com tanta intensidade.

Diversas espécies de flora e fauna na florada

Na florada do Atacama a natureza se manifesta em todo o seu esplendor. São mais de 200 espécies de flores, sendo mais de 70 nativas do Atacama ou endêmicas.

Entre as espécies de flores que podem ser vistas estão as astromélias, glórias-da-manhã, terciopelos, malvillas e etc.

A florada também enriquece a fauna, sendo possível avistar espécies de borboletas e um besouro chamado de vaquitas del desierto.

O turismo na florada do Atacama

Quando se percebe chuvas em abundância no deserto no período que antecede a primavera, o turismo se aquece na região.

Há guias locais que agendam um roteiro com percursos que passam pelos cenários mais floridos.

É possível também se aventurar de carro, tendo como referência o Parque Nacional Llanos de Challe, que fica na região de Huasco e na rota costeira ao lado do Oceano Pacífico.

Fazendo o roteiro de carro é possível descobrir a paisagem aos poucos. As estradas que atravessam o Chile de norte ao Sul, como a rodovia Pan-Americana, possuem pouco movimento, mas são consideradas seguras.

Deixe Um Comentário