Degelo da Groenlândia atinge ponto irreversível

0

De acordo com a publicação científica Nature Communications Earth & Environment, o degelo da Groenlândia e suas geleiras está ocorrendo de forma irreversível.

As consequências disso é que os oceanos estão subindo em média um milímetro por ano Em julho, esse gelo polar alcançou o menor tamanho em 40 anos.

O que acontece se o degelo da Groenlândia ocorrer por completo

Se todo o gelo da Groenlândia derreter, o nível de água do mar pode se elevar em 6 metros. Esse volume é suficiente para causar inundações em diversas cidades costeiras em todo o planeta. O derretimento das calotas e todo o processo levaria décadas.

Segundo a publicação, a diminuição de volume do gelo na Groenlândia ocorre de forma independente da velocidade com que o mundo diminui a redução das emissões de gases que causam o aquecimento global.

Iceberg foi visto flutuando próximo à cidade de Tasiilaq, na Groenlândia, em 2019
Em imagem de 2019 um iceberg foi visto flutuando próximo à cidade de Tasiilaq, na Groenlândia

O estudo sugere que a camada de gelo vai ganhar massa apenas uma vez a cada 100 anos. Esta é uma perspectiva sombria, pois indica que o derretimento é irrecuperável.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, esse panorama é um indício para os governos se preparem para as consequências da elevação do nível do mar.

O mundo também deve estar voltado para colocar em prática projetos que diminuam a aceleração das mudanças climáticas.  Isso porque, mesmo que a Groenlândia não recupere o gelo que perdeu, manter a temperatura global equilibrada é uma forma de reduzir o degelo.

Cães puxando trenó sobre as águas do degelo no noroeste da Groenlândia
Cães puxam trenó sobre as águas do degelo no noroeste da Groenlândia (2019)

Região do Ártico é vista como estratégica

O degelo das calotas fez com que o volume de água aumentasse na região, abrindo rotas marítimas, além de aumentar o interesse para a extração de recursos naturais, como combustíveis fósseis.

A Groenlândia, que é um território autônomo dinamarquês, também é uma área estrategicamente importante para os Estados Unidos por conta de interesses militares. Ano passado, o presidente estadunidense Donald Trump se ofereceu para comprar o território. Mas, a Dinamarca, mesmo sendo aliada dos EUA não aceitou a oferta.

Donald Trump: Atual presidente dos Estados Unidos no ano de 2020
Donald Trump – Presidente dos Estados Unidos
Share.

Leave A Reply