Qual seria a espécie dominante sem os humanos?

0

O que aconteceria se houvesse um apocalipse e os humanos desaparecessem? Qual seria a nova espécie dominante?

Na suposição de que a nossa espécie irá desaparecer antes dos outros seres, quais os animais ou grupos de animais dominariam a Terra?

Vale ressaltar que não há mudanças tão extremas em curto prazo, isso seria em um cenário daqui há 50 milhões de anos.

Mas, pensar qual seria a espécie dominante? Essa pergunta motivou diversos panoramas de especulações.

Estaria o mundo ainda sendo dominado por bactérias?

Há teóricos que acreditam que a Terra sempre foi dominada por bactérias. Contudo, a “era das bactérias” terminou há aproximadamente 1,2 bilhão de anos.

Contudo, essa era não acabou pelo motivo de as bactérias terem deixado de existir ou porque a predominância diminuiu, mas sim porque os humanos possuem a tendência de dar mais importância para os organismos maiores que vieram depois.

Segundo as estimativas, quatro entre cinco animais são vermes cilíndricos (nematoides). Desse modo, fica claro que não é o número ou diversidade que influência para que uma espécie de vida domine. Mas, nossa tendência é pensar que as espécies maiores são as dominantes.

Quem vai dominar a Terra?

Os humanos, de forma narcisista, se designam como espécies dominantes. Por isso, a tendência é que também repassemos esse título para nossos “parentes” primatas.

Em “Planeta dos Macacos” há o desenvolvimento de uma ficção em que os primatas poderiam desenvolver a fala e aprender a lidar com a tecnologia já desenvolvida por humanos.

Porém, na realidade isso é pouco provável, pois os macacos antropomorfos devem desaparecer antes dos humanos. Isso porque, o homem é o único hominídeo vivo que não está em perigo de extinção.

Planeta dos Macacos: O Confronto (Imagem Divulgação)

Assim, se algo acabar com a espécie humana, a probabilidade dos primatas não serem extintos é muito pequena.

Isso porque, a extinção que afeta os humanos também vai afetar os animais que possuem necessidades similares.

Além disso, os primatas são as espécies que possuem mais risco de contrair novas doenças e serem eliminados do planeta.

Qual outra espécie seria dominante na Terra?

Entre as espécies que teoricamente foram dominantes em algum momento, os humanos se diferenciam por conta de sua inteligência e capacidade manual.

Ainda assim, essas qualidades não são um requisito para que uma espécie seja dominante ou evolua. Por isso, estamos errados em pensar que nossos sucessores serão mais inteligentes ou que serão sociais e lidarão com a tecnologia.

O que se pode afirmar é que a Terra já passou por diversas extinções ao longo de sua história. E, após cada evento desse, a diversificação da vida é considerada relativamente rápida.

A adaptação das novas espécies gerou formas de vida diferentes das que foram geradas nas extinções anteriores.

Stephen Jay Gould em “O Acaso na Evolução e a Natureza da História” afirmou que o acaso teve um papel fundamental na transição da vida animal. Por isso, para ele, é difícil que a gente possa prever qual será a raça sobrevivente em caso de haver a extinção humana.

Stephen Jay Gould

Há quem especule que as formigas assumiriam nosso lugar e seriam os seres dominantes do planeta. Entretanto, é difícil saber se essas formigas dominantes serão descendentes das que vivem atualmente na Terra.

Share.

Leave A Reply