Explosão em Beirute deixa dezenas de mortos

0

Nesta terça-feira, 4, ocorreu uma grande explosão em Beirute, capital do Líbano.

Segundo informações do diretor geral de segurança Abbas Ibrahim, as explosões podem ter relação com materiais explosivos que foram confiscados e armazenados por anos. O nitrato de amônio, que é um tipo de fertilizante, teria causado a explosão.

Coluna de fumaça vermelha em explosão ocorrida em Beirute no Líbano
Coluna de fumaça vermelha no momento da explosão

Estima-se que quase 3.000 toneladas da substância estava no armazém, que funciona na zona portuária desde 2014.

As informações iniciais apontam que os materiais eram muito explosivos. Contudo, ainda está havendo uma investigação para apontar a real natureza do incidente.

Pessoas fugindo assustadas após a explosão noLíbano
Pessoas fogem assustadas após a explosão

Explosão em Beirute causou mais de 70 mortes

O ministério da Saúde do Líbano declarou que pelo menos 135 pessoas morreram com a explosão e 5 mil ficaram feridas.

Em vídeos publicados nas redes sociais é possível ouvir um forte barulho  que é seguido por uma grande nuvem de fumaça em formato de cogumelo. Explosões dessa proporção lembram explosões de bomba.

A explosão de maior intensidade parece ter ocorrido depois de uma outra mais fraca, que chamou a atenção das pessoas que começaram a filmar.

Caos se instaurou em Beirute

Ainda não é possível mensurar a real dimensão do acidente. Mas, há relatos que os prédios em torno do local, que está localizado em uma zona portuária em todo do local tenham sofridos danos nas estruturas.

De acordo com a rede de TV libanesa, LBCI, houve até mesmo danos na residência do ex-primeiro ministro Saad Hariri, que se localiza no centro de Beirute.

Estragos causados pela explosão em Beirute
Os estragos causados pela explosão estão por toda a parte

Por conta da explosão, houve caos nas ruas do centro por as pessoas não saberem o que estava acontecendo. Vale lembrar que o país já foi alvo de ataque terrorista, mas este não parece ser o caso.


O presidente do país, Michel Aoun, declarou que Beirute deve declarar estado de emergência nas próximas duas semanas. O presidente declarou ainda que é inaceitável que uma quantidade tão grande de nitrato de amônio estivesse sendo guardada em um depósito sem a devida segurança.

Homens do serviço de emergência do Líbano carregando ferido em explosão
Homens do serviço de emergência carregam ferido em explosão
Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário