Famaliá: A lenda do diabinho na garrafa

0

A lenda do Diabinho na Garrafa é bastante antiga e se popularizou no Brasil trazida pelos colonizadores. Conhecido como Famaliá ou Cramulhão, ele tem em média 15 cm e algumas pessoas dizem que ele se assemelha a um lagarto.

Assim como qualquer lenda, o diabo na garrafa tem diversas versões. Mas, é comum que o diabinho seja relatado como uma espécie de gênio que realiza desejos de quem o detém.

Diabinho na garrafa: Ilustração

A lenda do diabo na garrafa e como ele foi aprisionado

Uma das versões da lenda fala de um homem que desconfiava de sua esposa que teve que viajar para um país distante. 

Preocupado com o que poderia ocorrer enquanto estava fora pediu que o demônio vigiasse mulher.  O diabo concordou e se transformou em um empregado.

Imagem de diabo

A mulher, entretanto, percebeu que algo estava errado com aquele empregado que observava  todos os seus movimentos e fazia tudo que ela mandava extremamente rápido.

Ela chamou o demônio e disse que mesmo ele sendo muito perspicaz duvidava que ele pudesse fazer uma coisa. O demônio, é claro, quis provar seu poder e disse que poderia fazer tudo que ela pedisse e muito mais.

A mulher se aproveitou e disse que duvidava que ele entrasse em uma garrafa vazia. Sem perceber a arapuca, ele entrou e a mulher colocou uma rolha na garrafa e o trancou lá dentro.

Lenda do Famaliá, o diabo na garrafa

Depois disso, a mulher foi livre e fez o que bem entendeu. Quando o marido voltou, a mulher foi extremamente carinhosa e disse que o empregado foi embora e não disse o motivo.

A mulher disse ao marido que a casa estava cheirando a enxofre e pediu a ele que pegasse uma garrafa e fosse até a igreja enchê-la de água benta para depois jogar pela casa.

O marido obedeceu e quando chegou na igreja se aproximou da pia e começou a encher a garrafa de água benta. Quando a primeira gota de água caiu em cima do demônio, a garrafa explodiu e o demônio voltou para o inferno.

Rosto de diabo

A esposa continuou viajando; agora sem que o diabo pudesse vigiá-la.

Como conseguir um diabinho da garrafa

Para conseguir um diabinho é preciso fazer um ambicioso pacto demoníaco. É necessário comprar um ovo de galinha que foi fecundado pelo diabo. Este ovo pode ser conseguido durante o período da quaresma, ou seja, no período entre o Carnaval e a Semana Santa.

Ovo vermelho com chifres de diabo e com um tridente do lado

O ovo precisa ser levado até uma encruzilhada na primeira sexta feira que sucede a quarentena. O ritual deve ser feito antes da meia-noite e durar no local até o amanhecer.

Encruzilhada deserta e sombria

Depois disso, é preciso levar o ovo embora embaixo do braço esquerdo e esperar ele chocar pelo período de quarenta dias. Nesse período, o ovo deve ser colocado em uma garrafa bem fechada.

Mulher guardando ovo na garrafa para que nasça um diabinho

A partir daí, o diabinho da garrafa vai realizar todos os pedidos do dono até a morte. No dia da morte o diabo leva a alma de seu dono para o inferno.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário