A fantasiosa teoria da Terra plana

1

Estamos vivendo a Idade Contemporânea, mas ainda há quem acredite na teoria da Terra plana. Essa teoria, que é tida como uma concepção arcaica, tendo em vista que os cientistas já provaram diversas vezes a esfericidade do nosso planeta, ganha cada vez mais adeptos.

A Grécia antiga e civilizações da Idade do Bronze e Idade do Ferro tinham a concepção de que a Terra é plana.

A ideia de nosso planeta ser uma esfera começou a aparecer por volta do século VI a.C com Pitágoras. Em 330 a.C Aristóteles aceitava a Terra como uma esfera e a premissa da Terra redonda se espalhou no período helenístico.

O Youtube seria o responsável pelo aumento de terraplanistas

São chamados de terraplanistas aqueles que defendem que a Terra é plana.

Na era moderna, cada vez mais teorias pseudocientíficas tentam provar que a Terra é plana. Essas ideias se espalham e ganham força nas mídias sociais, mas são totalmente refutadas pela comunidade científica.

Uma pesquisa feira pela Universidade de Tecnologia do Texas apontou que o Youtube é o grande responsável pelo crescimento de pessoas que acreditam que a Terra é plana.

Não é novidade que a internet está repleta de informações falsas e o Youtube possui uma grande quantidade de vídeos que defendem a teoria da Terra plana.

A pesquisa da Universidade do Texas se baseava em um questionamento com 30 terraplanistas.

Com exceção de um dos terraplanistas pesquisados, todos falaram que passaram a considerar que o nosso planeta é plano após assistirem a vídeos de teorias conspiratórias no Youtube.

O único terraplanista que não apontou o site como principal motivador da ideia teria sido convencido por familiares que, vejam só, passaram a acreditar na teoria após assistirem vídeos na internet.

Outro fato interessante é que vídeos terraplanistas teriam sido recomendados após eles assistirem outros vídeos de teorias da conspiração, como a que homem nunca pisou na Lua e teorias envolvendo o atentado de 11 de setembro.

Para combater essas notícias falsas, uma alternativa apontada pela pesquisadora, Asheley Landrum, que encabeçou a pesquisa, seria que cientistas passassem a produzir conteúdo para o Youtube com fatos científicos que desmitificassem com provas concretas as teorias da conspiração.

Asheley Landrum

Experimento para comprovar teoria da Terra plana

Um membro do grupo Globebusters, Jeran Campanella, criou um experimento para provar que a Terra é plana.

Jeran Campanella

O experimento consistia em duas tábuas com um buraco colocadas a uma altura de 5,18 metros acima do nível no mar.

Uma câmera e uma pessoa segurando uma lanterna estariam na mesma altura e alinhadas com os buracos.

Caso o planeta fosse plano, não importaria a distância entre as duas tábuas, a luz passaria pelos buracos.

Mas, considerando a curvatura da Terra, a luz teria que ser posicionada a 7 metros acima do nível do mar para que fosse vista do outro lado.

No início do experimento a luz não apareceu na câmera. Mas, ao levantar um pouco a lanterna, a luz apareceu do outro lado.

A resposta dos idealizadores do experimento foi somente: “Interessante”.

Este e outros experimentos para provar a teoria da Terra plana podem ser vistos no documentário Behind the Curve, disponível na Netflix.

Cena do documentário: Behind the Curve

Discussion1 comentário

Deixe Um Comentário