Incêndios no Pantanal matam animais e devastam

0

Desde o mês de julho que os incêndios no Pantanal vêm causando devastação. A destruição provocada pelos incêndios na região corresponde a uma área maior que a cidade de Nova Iorque.

O Pantanal é a maior área de planície alagada do planeta.  A localização entre a floresta tropical. os campos brasileiros e as florestas secas do Paraguai tornam a região um grande atrativo para os animais.

Refúgio das onças-pintadas no Pantanal
Fogo coloca em perigo refúgio das onças-pintadas no Pantanal

A região é habitat de aproximadamente 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 que estão ameaçados de extinção. A região é conhecida por seus pássaros raros e pela grande população de onças pintadas. Desse modo, os incêndios no Pantanal ameaçam gravemente uma das maiores biodiversidades do planeta. A perda de fauna e flora é de grandes proporções.

Fogo avançando sobre vegetação no Pantanal
Fogo avança e consome vegetação no Pantanal

Fogo na região não é de hoje

Durante décadas fazendeiros usam o fogo para fazer a devolução de nutrientes para o solo. Essa é uma forma barata de fazer a renovação do pasto para o gado de corte.

Contudo, com o clima seco, as chamas se alastram sem controle pela vegetação. De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, perdeu-se 23.490 quilômetros quadrados até o dia 6 de setembro de 2020. Esta porção equivale a 16% do Pantanal presente em área brasileira.

Visão aérea de área devastada por incêndios no pantanal
Vista aérea mostra área devastada pelos incêndios no Pantanal

Inundação frequente não ocorreu

O Pantanal possui tempo úmido e não seco. A planície se enche de água durante a estação chuvosa, que se entende de novembro a abril.

No entanto, este ano não teve inundação e com a evaporação da água por já ter entrado na estação seca, o rio Paraguai chegou ao nível mais baixo desde 1973.

Bombeiro combatendo as chamas no Pantanal
Mesmo que com dificuldades, bombeiros combatem as chamas no Pantanal

Segundo especialistas em clima, a seca é causada por conta do aquecimento do Oceano Atlântico acima do equador que retira a umidade da América do Sul e transfere para o norte por meio de furacões mais fortes. Essas alterações de temperatura recebem o nome de Oscilação Multidecadal do Atlântico.

Essa seca também contribui para incêndios na parte sul da Amazônia. Em agosto, as queimadas atingiram a maior extensão em 10 anos. O mesmo ocorreu nos pântanos da Argentina onde a destruição do fogo foi a pior desde 2009.

Homem combatendo às chamadas no Pantanal
Homem ajuda no combate às chamadas no Pantanal

Incêndios no Pantanal deixaram diversos animais mortos

Até o momento, nenhum humano perdeu a vida nas queimadas que assolam o Pantanal. O mesmo não se pode dizer dos animais selvagens.

Não há uma contagem exata, mas milhares de animais morreram carbonizados ou devido às altas temperaturas do solo e falta de água.

Milhares de animais morreram carbonizados pelas chamas
Nenhuma pessoa se feriu, mas milhares de animais morreram carbonizados pelas chamas

Além disso, as equipes veterinárias são pequenas para salvar e cuidar de tantos animais. Serpentes, jacarés, antas, cervos, macacos e antas estão na lista das animais vítimas dos incêndios. O cenário é de desespero e dor e os especialistas não têm dúvidas de que o Pantanal vive seu momento mais crítico.

Jacaré vítima dos incêndios no Pantanal
Jacaré foi uma das vítimas dos incêndios no Pantanal

Expansão do desmatamento piora a situação

A seca se torna ainda mais difícil por conta da expansão do desmatamento no bioma e também no seu entorno.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul levantou que 40% dos desmatamentos do bioma do Pantanal que está no Estado pode ter sido feito de forma ilegal.

Animal correndo sobre área devastada pelas chamas no Pantanal
Animal corre sobre uma área devastada pelas chamas no Pantanal

Os alertas de desmatamento quadruplicaram em apenas um ano. Quando há o desmatamento em uma Área de Preservação Ambiental (APP) do cerrado a chuva leva o sedimento para dentro do rio, pois não há mais o que proteja a borda.

Esses sedimentos deixam o rio mais rasos e alteram o ciclo hídrico da área. A principal causa de desmatamento é a expansão do agronegócio.

Queimadas são obra da mão humana para a expansão do agronegócio
Comumente as queimadas são obra da mão humana para a expansão do agronegócio
Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário