A lenda japonesa do espírito maligno Aka Manto

0

Aka Manto (Capa Vermelha) é uma das muitas lendas urbanas japonesas. Trata-se de um espírito maligno que aparece em banheiros de escolas e em banheiros públicos (frequentes na cultura oriental).

Quando entrar em um banheiro, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se tem papel na cabine. Caso não tenha, o Aka Manto pode aparecer.

Segundo a lenda, esta entidade pede para as pessoas escolherem entre um papel vermelho ou azul. Há versões que dizem que, no lugar do papel, o espírito pede para escolher uma capa vermelha ou azul.

Esta lenda da cultura japonesa é bastante presente na literatura, cinema e em mangás da cultura oriental. Frequentemente o Aka Manto é descrito como um encontro temido e que deve ser evitado ao máximo.

Quem teria sido o Aka Manto

Muitas versões da lenda do Aka Manto contam que ele seria um homem de boa aparência e muito conquistador que tinha diversas mulheres aos seus pés.

Entretanto, querendo ser a única mulher desse homem galante, uma das suas amantes teria enlouquecido e deformado seu rosto em um ataque de fúria e ciúmes. Para esconder essa deformidade, ele usa uma máscara.

Além disso, por não poder mais ter a vida de antes, esse homem apavora as pessoas como forma de vingar de sua má sorte.

A lenda do Aka Manto

A lenda desse espírito japonês conta que se você estiver na última cabine de um banheiro público e ouvir uma voz misteriosa lhe pedindo para escolher entre um papel vermelho ou azul é sinal de que está em um grande perigo.

Isso porque, não há escolha boa. Se você optar pelo papel vermelho, vai ser cortado em pedaços até que a sua roupa esteja toda tingida de sangue.

Caso escolha o azul, será estrangulado até que o seu rosto fique azul por causa da falta de oxigênio.

Se você escolher uma outra cor, com a intenção de enganar a Aka Manto, você será arrastado para um submundo.

A melhor saída é se recusar a receber qualquer tipo de papel e esperar o espírito ir embora.

Há quem diga também que se escolher o roxo a pessoa também sobrevive. Isso porque, essa coloração é a mistura do azul com o vermelho, o que deixaria o Aka Manto confuso e sem saber como agir.

Versão alternativa da lenda: Capa Azul

Além do Aka Manto, também há a versão do Aoi Manto, que é o Capa Azul.

Nessa versão, o espírito maligno também pede para escolher entre um papel vermelho e um azul.

Se a pessoa opta pelo vermelho, tem a pele das costas arrancada de modo que fique parecida com uma capa vermelha. Mas, se escolher o azul, tem todo o sangue do corpo drenado.

Como todas as lendas do folclore oriental, o Aka Manto tem diversas versões. Mas, na dúvida, se alguém lhe pedir pra escolher entre um papel azul e vermelho, o melhor a se fazer é dizer que não precisa de papel nenhum.

Deixe Um Comentário