A lenda da maldição da Chorona (La Llorona)

0

A lenda da maldição da Chorona (La Llorona) é muito conhecida nos países latinos, em especial no México.

Esta lenda fala de uma mulher casada com um fazendeiro com quem ela tinha dois filhos. A mulher descobre uma traição do marido e, para se vingar, mata os meninos afogados em um rio.

Mas, ela se arrependeu e, para não conviver com a culpa, se matou. A partir daí, a alma da chorona vaga em busca de crianças semelhantes aos filhos que ela matou.

As variações da lenda da Chorona

Apesar de ter uma versão tradicional, como é contada em diversos países latinos, a lenda possui variações e características próprias em cada um deles.

No Panamá, por exemplo, conta-se que a Chorona era uma mulher que deixou o filho dormindo em um cesto na beira do rio para ir a um baile a criança acabou morrendo.

Há ainda uma variação que diz que a Chorona era uma índia que matou os filhos que teve com um cavaleiro espanhol após ele ter preferido casar com uma dama da alta sociedade.

Existe também uma variação que diz que La Llorona é uma mulher que aparece nas noites de lua cheia chorando desesperadamente por alguém que perdeu no passado.

O que todas as narrativas possuem em comum é a presença de uma mulher que chora, seja de desespero, arrependimento ou saudade e, por estar ressentida pelos percalços da vida, faz o mal a quem cruza seu caminho, em especial crianças.

Os avistamentos da Chorona

Como toda lenda, é claro que há pessoas que juram que já viram “A Chorona”. Na Cidade do México há diversos relatos de pessoas que iam dormir e acordavam no meio da noite com o alto choro de uma mulher.

Os corajosos que saíram de casa para olhar a mulher que chorava contaram que em meio a uma neblina forte estava uma mulher toda de branco e com um véu cobrindo seu rosto.

Os que chegaram perto da Chorona ou morreram ou ficaram loucos por conta das visões pavorosa que ela fazia eles terem.

Filmes sobre a lenda da Chorona

A lenda já serviu como inspiração de alguns filmes, como o “La Llorona” (1933), do cineasta cubano Ramón Peón.

Filme: La Llorona (1933)

Em 2019, “A Maldição da Chorona”, de Michael Chaves, também foi baseado na lenda. O filme se passa na década de 1970, em Los Angeles e conta a história de uma assistente social que cria dois filhos sozinha após ter sido deixada viúva.

Cena do filme: A Chorona (La Llorona) 2019

Entretanto, ela começa a traçar semelhanças entre um caso que está investigando e uma entidade sobrenatural chamada de Chorona.

Na trama, a Chorona teria afogado seus filhos em consequência de um ataque de ciúmes e depois se jogado em um rio chorando muito.

Filme: A Chorona (La Llorona) 2019

Agora sua maldição é chorar eternamente e capturar outras crianças para substituir seus filhos.

O filme recebeu boas críticas de amantes do terror e também serviu para que mais pessoas conhecessem a lenda da mulher que chora.

Filme: A Chorona (La Llorona) 2019 – Imagem divulgação

Deixe Um Comentário