A lenda do monstro marinho Kraken

0

O Kraken é uma criatura marinha que por muito tempo fez parte do folclore nórdico. Trata-se de uma espécie de lula ou polvo gigante que ameaçava os navios que navegavam no Mar da Noruega.

Contudo, a criatura poderia migrar e aterrorizar todo o Atlântico Norte. Assim, o Kraken era muito temido por marinheiros.

Para enfrentar os perigos do mar, os vikings pediam a Thor, deus do trovão, para os proteger dos perigos, o que incluía o Kraken.

Há culturas que associam o Kraken à uma espécie de lula gigante e acreditam que este era o grande erro de Poseidon, o deus do Mar, pois se tratava de um animal que foi rejeitado para ser o representante do mar e por conta da vergonha da rejeição foi escondido nas profundezas do oceano.

Diz a lenda que a criatura mitológica armava redemoinhos para arrastar navios e com seus tentáculos destruía as embarcações. Além de afundar os navios, o Kraken também devorava todos os que estavam a bordo.

No fundo do oceano, o monstro teria evoluído e procriado. Dessa forma, podemos vê-lo nas lulas menores, que seriam comandadas por essa maior que patrulha o mar.

Monstro também poderia trazer fartura aos pescadores

O Kraken também poderia ser bom para os pescadores que conseguissem escapar de sua fúria e soubessem aproveitar as oportunidades.

Apesar de ser muito cruel, conta a lenda que quando o monstro marinho saia da água, um grande cardume de peixes caiam em cascata, o que era sinônimo de pescaria farta.

Lula gigante encontrada reforçou a existência do Kraken

Há diversos escritos sobre este animal na literatura e até mesmo incursões em pesquisas científicas atuais.

Os mais céticos, associam a lenda do Kraken ao ataque de lulas gigantes ou colossais a pequenos navios. Acredita-se que isso serviu de inspiração para o mito.

Ilustração de uma lula gigante

Vale lembrar que as maiores espécies de lula ultrapassam facilmente 14 metros e elas atacam prendendo seus tentáculos às presas.

Em 1853, tudo se tornou mais factível quando uma espécie de lula gigante foi encontrada encalhada em uma praia da Dinamarca. O animal foi registrado sob o nome científico de Architeuthis dux.

Ilustração de uma lula do gênero Architeuthis dux

A grande diferença desta lula gigante encontrada é que ela não representa risco à vida humana, por habitar as camadas mais profundas do mar.

A Architeuthis dux possui os maiores olhos do reino animal, que possibilitam uma visão aguçada no mundo do mar.

Kraken nos cinemas

O filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, de 2006, se utiliza da mitologia do Kraken com um monstro marinho perigosíssimo que arrasta as pessoas para as profundezas abissais dos oceanos.

Cena do filme: Piratas do Caribe – O Baú da Morte

Há também uma clara referência ao Kraken no filme Fúria de Titãs de 1981 e no remake de 2010. Na trama o monstro marinho é criado por Cronos para defendê-lo. O filme faz referências à diversos elementos mitológicos, em especial aos deuses gregos.

Teaser do filme: Fúria de Titãs (2010)

Deixe Um Comentário