A lenda urbana do Homem do Saco

0

O Homem do Saco, também chamado de Velho do Saco ou Papa-Figo, é uma lenda urbana brasileira muito popular e usada pelos pais para que as crianças se comportem. Mas, de onde surgiu este personagem? Neste artigo vamos falar sobre isso!

De acordo com a lenda urbana, o Homem do Saco pega crianças e as coloca em um saco quando elas estão na rua, saindo da escola ou quando não tem nenhum adulto por perto.

Há diversas versões do que o homem faria com as crianças. Há quem diga que ele as deixaria presas, as mataria para fazer sabão e botões ou as usaria para pedir esmolas nas ruas.

Há versões alternativas que dizem ainda que o velho seria na verdade um cigano que raptava crianças.

Pais amarravam fita na perna das crianças para amedrontá-las

No início do surgimento da lenda do Velho do Saco, para assustar ainda mais as crianças, os pais amarravam uma fita vermelha na perna delas.

Este era um sinal de que a criança era indesejada e desobediente e que, por isso, poderia ser levada pelo Velho do Saco, que passava à noite de casa em casa em busca de crianças com a fita vermelha amarrada na perna.

Amarrar uma fita na perna da criança era uma forma de manter as crianças obedientes e temerosas, já que o Velho do Saco era descrito como um homem muito malvado e repugnante, que só traria sofrimento às crianças que fossem levadas.

Início da lenda pode ter a ver com os ciganos

Não se tem conhecimento exato de quando se deu inicio a lenda do Homem do Saco no imaginário popular. Contudo, estima-se que os relatos começaram com a chegada dos ciganos dos grupos Sinti e Rom no Brasil.

A migração dos ciganos para os países das Américas começou no fim do século XIX.

Ciganos do grupo Sinti

O povo cigano era mau visto pela sociedade, sendo tachados de ladrões, enganadores, sequestradores e vadios. Por isso, eles viveram muito tempo marginalizados.

Aparência do Velho do Saco

O Velho do Saco possui uma aparência de velho maltrapilho, com roupas sujas, barba grande e uma corcunda. O velho vaga pelas ruas com um grande saco.

Há versões também que dizem que o Velho do Saco possui orelhas imensas e dentes de vampiro. A aparência assustadora seria devido ao velho ter uma doença rara.

A versão do Papa-Figo

O Papa-Figo seria um velho que captura as crianças desobedientes com um objetivo ainda mais terrível: comer seus fígados.

Isso porque, o velho teria uma doença que só seria curada se ele se alimentasse do fígado de crianças, que seria um órgão mais sadio do que o de um adulto.

Fala-se também, que o Papa-Figo captura as crianças sendo simpático e oferecendo a elas doces e brinquedos.

A versão do “Papa-Figo” é mais comum em estados do Norte e Nordeste, surgindo em meados do século XX, em decorrência a surtos de Doença de Chagas.

Há até mesmo um filme de 2008, “Papa-Figo, dirigido por Menelau Júnior, baseado na lenda urbana do serial killer que rapta crianças para extrair seus fígados.

Deixe Um Comentário