Os livros mais vendidos de todos os tempos

0

Há séculos os livros são usados como fonte de conhecimento. Dessa forma, é possível que você já tenha lido ao menos um dos livros mais vendidos.

Ainda que a era digital facilite o acesso à informação, o mercado editorial se mantém influente.

Para os títulos mais vendidos, se dá a denominação de “best-seller”. Em geral, esses livros marcam gerações.

A seguir, confira a lista dos livros mais vendidos em todo o mundo:

*Deixamos de fora desta lista obras de uso político e religioso.

10° – Ela, a Feiticeira – H. Rider Haggard

Vendas aproximadas: 100 milhões

Publicado originalmente em 1887, este livro é um best-seller de fantasia e aventura.

O romance narra a ida de Leo Vincey e Horace Holly para uma região inexplorada da África, onde encontram uma civilização perdida, que obedece à uma feiticeira envolta em mistérios chamada Ela.

9° – O Sonho da Câmara Vermelha – Cao Xueqin

Vendas aproximadas: 100 milhões

Reconhecido como ponto alto dos romances clássicos chineses, este livro foi escrito durante a dinastia Qing, no século XVIII e circulou em cópias manuscritas até ser impresso em 1791.

A obra, que se acredita ser autobiográfica conta o destino da família do escritor e, consequentemente, da dinastia Qing.

8° – O Caso dos Dez Negrinhos – Agatha Christie

Vendas aproximadas: 100 milhões

Este romance policial publicado em 1939 é o livro mais vendido de Agatha Christie e conta a história de oito pessoas que são convidadas por correspondência a irem para a “Ilha do Soldado”. Mas, crimes misteriosos começam a ocorrer.

Em alguns países, o título causou polêmica por causa da palavra “negrinhos no título”. Mesmo assim, a obra figura entre os livros mais vendidos de todos os tempos.

Desde 2008, o livro é publicado no Brasil sob o título “E não Sobrou Nenhum“. No mercado norte-americano é conhecido como “Ten Little Indians” ou “And Then There Were None“.

7° – O Hobbit – J. R. R. Tolkien

Vendas aproximadas: 100 milhões

Publicado originalmente em 1937, “O Hobbit” é considerado um clássico da literatura juvenil.

Para compor a história, Tolkien usou como influencia suas experiências pessoais na Primeira Guerra Mundial.

Como o livro foi sucesso de críticas e de vendas, a editora solicitou uma continuação. Tolkien já trabalhava em “O Senhor dos Anéis”, que falamos acima, e fez algumas modificações significativas que foram integradas na segunda edição.

Essas mudanças faziam referência a fatos que seriam desenvolvidos em “O Senhor dos Anéis“.

6° – Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling

Vendas aproximadas: 107 milhões

Este é o primeiro de sete livros da série de fantasia Harry Potter.

Publicado no Reino Unido em 1997, o livro conta a história de Harry Potter, um órfão que vive com os tios e que no seu aniversário de dez anos descobre que é bruxo.

Após essa descoberta, Harry vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde faz dois grandes amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Em 2001, a adaptação para o cinema do livro teve sua estreia em todo o mundo quebrando recordes de bilheteria. A receita total da produção foi de quase 975 milhões de dólares.

5° – O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Vendas aproximadas: 140 milhões

Também conhecido como “O Principezinho”, o livro foi produzido durante o exílio do francês Antoine de Saint-Exupéry na América do Norte.

Lançado em 1943, o livro é uma das obras literárias mais traduzidas do mundo, recebendo tradução em mais de 220 idiomas e dialetos.

Além dos textos, Saint-Exupéry também foi autor das ilustrações originais.

4° – O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Vendas aproximadas: 150 milhões

O Senhor dos Anéis é uma trilogia de livros escrita entre 1937 e 1949. Muitas partes da trama foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Saga, que é de 1954-1955, é uma continuação de “O Hobbit”, lançado em 1937. Os livros são: “A Sociedade do Anel“, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei“.

A obra foi reimpressa várias vezes e traduzida em dezenas de línguas, sendo considerada uma das mais populares do século XX.

Em 1999 os livros foram adaptados para o cinema, sendo também recorde de bilheteria. Os três filmes, lançados em 2001, 2002 e 2003, ganharam 14 Oscars.

3° – O alquimista – Paulo Coelho

Vendas aproximadas: Mais de 150 milhões

O alquimista é um best-seller brasileiro publicado originalmente em 1988, sendo o livro brasileiro mais traduzido no mundo.

A obra também está no Guinness World Record como o livro traduzido mais vendido com o autor ainda vivo.

No romance, Paulo Coelho constrói uma trama acerca de um pastor, chamado Santiago, que viaja ao Egito após ter um sonho recorrente de que lá encontraria um tesouro.

2° – Um conto de duas cidades – Charles Dickens

Vendas aproximadas: 200 milhões

Lançado em 1859, Um Conto e Duas Cidades é um romance histórico lançado em 1859.

Na obra, que tem como fundo histórico o livro “A Revolução Francesa“, de Thomas Carlyle, trata temas como a vergonha e a culpa.

O fluxo de acontecimentos ocorre por meio de trocas de correspondências e compreende o período entre 1775 e 1793, ou seja, da Independência americana e a metade da Revolução Francesa.

1° – Dom Quixote – Miguel Cervantes

Vendas aproximadas: 500 milhões

Escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote teve sua primeira edição publicada em Madri em 1605.

O livro é fruto de um período de grande diversidade dos escritores de ficção espanhóis e faz uma paródia dos romances de cavalaria, que faziam muito sucesso nessa época.

Dom Quixote é tido como o expoente máximo da literatura espanhola e merece estar entre os livros mais vendidos.

Deixe Um Comentário