Os lugares mais frios do mundo

0

Muitas pessoas têm como estação climática favorita o inverno. Mas, como será viver nos lugares mais frios onde as temperaturas giram em torno de -60 ºC?

Confira a lista que fizemos dos lugares mais frios do planeta:

5° – Snag, Yukon (Canadá)

Snag é uma vila localizada no território de Yukon, no Canadá.

O povoado se encontra em uma pequena estrada e foi estabelecido durante a Corrida do Ouro de Klondike, que foi uma migração de garimpeiros ocorrida entre 1896 e 1899. Na proximidade, contudo, já existia uma vila aborígene.

O local é conhecido por ter registrado o recorde mínimo de temperatura para a América do Norte.

Em 3 de fevereiro de 1947 os termômetros na localidade registraram -63 °C.

As baixas temperaturas se explicam por conta de o local receber os ventos frios do Pacífico, que ficam parados nas montanhas de Yukon, somado com o ar frio que desce das montanhas.

4° – Yakutsk, Sibéria – (Rússia)

Localizada na região de Iacútia, na Sibéria Ocidental, Yakutsk é a maior cidade do mundo construída sobre permafrost, que é um tipo de solo encontrado na região do ártico.

Esta é uma das cidades mais frias do planeta. A temperatura média anual é de – 21 °C.

Esta cidade é uma das mais antigas da Sibéria e ficou reconhecida por ser um local em que é possível encontrar todos os elementos da tabela periódica, ou seja, o local é rico em recursos naturais. Por conta disso, milhares de garimpeiros foram para a cidade em busca de ouro e outros metais preciosos.

A menor temperatura já registrada no local foi de -64,4 °C.

3° – Verkhoyansk, Sibéria (Rússia)

Verkhoyansk está situada no rio Yana, próxima ao círculo polar ártico, na área mais fria do hemisfério norte.

Esta é uma das menores cidades russas, sendo conhecida, em especial, por suas temperaturas extremamente baixas.

A cidade, com cerca de 1500 habitantes, funciona como uma área de levantamento, onde há um depósito de coleta e aeroporto.

A temperatura mais baixa já registrada foi em 1892, tendo atingido -69.9 °C.

2° – Oymyakon, Sibéria (Rússia)

Oymyakon está localizada no leste da Sibéria e possui cerca de 500 habitantes. Esta vila russa possui o título de local mais frio do planeta que é permanentemente povoado.

A temperatura mais baixa já registrada na estação meteorológica de Oymyakon foi de -71,2 °C, no dia 6 de fevereiro de 1924.

O solo da cidade é frequentemente congelado, o que impede qualquer tipo de cultivo. A temperatura média do inverno é de -50 °C.

1° – Vostok (Antártida)

Vostok é uma estação de pesquisa russa que no interior da Antártida em um dos lugares mais frios do nosso planeta.

A estação está localizada próximo ao polo sul magnético do planeta. Por isso, é um dos locais mais indicados para estudar as mudanças no campo magnético da Terra.

O local possui um lago de 50 km de largura, que é considerado como um dos maiores do mundo. Entretanto, este lago está abaixo de cerca de 4km de gelo.

No inverno, ficam cerca de 13 cientistas e engenheiros na estação. A temperatura mais baixa já registrada foi de -89,2 °C em 21 de julho de 1983.

Deixe Um Comentário